100% do CDI. O que isso significa?

A maioria dos investimentos de renda fixa possui a sua rentabilidade amparada no CDI. Por isso, entender essa sigla é essencial para aumentar os rendimentos na hora de investir. Confira!

Publicidade
Publicidade

100% do CDI

100% do CDI

Hoje em dia é muito comum ouvir: essa aplicação está rendendo 100% do CDI. Mas, afinal, o que significa uma aplicação render 100% do CDI? Olhando assim por cima ficamos sem entender muito bem essa lógica.

A verdade é que ela é mais simples do que você imagina. No entanto, é preciso primeiramente entender o que é CDI, para depois conseguir entender um pouco mais profundamente o quanto é essa rentabilidade.

Em linhas gerais CDI é a abreviação de Certificado de Depósito Interbancário que são títulos emitidos entre os próprios bancos, com vencimento de 1 dia útil. Quer saber mais sobre esse conceito? Vem com a gente.

O que significa 100% do CDI?

Para entender o que significa 100% do CDI é preciso primeiramente entender o significado dessas três letrinhas. E conforme já antecipamos, elas são a abreviação de Certificado de Depósito Interbancário.

Anúncios
Publicidade

Mas o que é isso? Em linhas gerais, Certificado de Depósito Interbancário é um título emitido por um banco para captar recursos junto a outro banco. Esses títulos possuem um prazo de vencimento de um dia útil.

Qual a finalidade disso? Isso acontece porque existe uma regra do Banco Central que não permite a um banco fechar o caixa no vermelho no final do dia. No entanto, há dias em que os saques e empréstimos de uma instituição superam os depósitos e aplicações.

Publicidade

Nesse caso, o fluxo de caixa diário do banco seria negativo, e para suprir essa diferença ele emite um CDI para outro banco para captar recursos e evitar que o caixa feche o dia no vermelho.

E há cobrança de juros nesses títulos?

Sim. Um CDI possui uma taxa de juros que normalmente acompanha a Taxa Selic. Atualmente ela gira em torno de 2,75% ao ano. Então quando um banco empresta dinheiro  para outro, essa é a taxa cobrada.

Muito bem, agora ficou claro o que é o CDI, então vamos entender um pouco melhor como funciona um rendimento de 100% do CDI. Em regra, esse é o percentual de remuneração sobre a taxa do CDI. Vamos exemplificar.

Publicidade

Se o CDI possui uma taxa de 2,75% ao ano, 50% do valor dessa taxa é 1,375%, portanto, 100% do CDI seria 2,75%. Ou seja, quando um rendimento possui uma rentabilidade de 100% do CDI, ele está rendendo aproximadamente 2,75% ao ano.


Veja também:


Por que o CDI é usado como base?

Nem toda aplicação tem o CDI como base, mas grande parte delas sim, principalmente as aplicações em CDB. Portanto, é bastante comum ao investir em CDB ouvir que ele possui um rendimento de 100% do CDI, 90% do CDI e por aí vai.

Publicidade

Quando a Taxa Selic é inferior a 6% ao ano, a poupança corresponde a 70% dela e mais TR. Como nos últimos anos a TR (Taxa Referencial) é 0%, podemos dizer que a rentabilidade da poupança é 70% da Selic.

Como o CDI é basicamente igual à Selic, a poupança rende aproximadamente 70% do CDI. Logo, um investimento que tem uma rentabilidade de 100% do CDI rende mais do que a tradicional caderneta de poupança. Deu para entender?

Por isso, atualmente a procura por investimentos na poupança está caindo. Até porque, há fintechs como o PicPay que estão oferecendo uma rentabilidade de 150% do CDI para qualquer dinheiro que fique parado na conta. Interessante, não é mesmo?

Então, agora que você já sabe o que significa 100% do CDI e já sabe que essa rentabilidade é superior à tradicional caderneta de poupança, é só começar a investir. Gostou? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais.