4 dicas para crescer exponencialmente o seu negócio. Confira!

Ter um negócio que cresce exponencialmente é o sonho de todo empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande. Para isso, existem alguns segredos que as empresas da atualidade estão empregando.

Publicidade
Anúncios

Crescimento Exponencial

Crescimento exponencial

Atualmente, você já deve ter ouvido falar sobre unicórnios. O termo faz referência a empresas que atingiram o valor de mercado de US$ 1 bilhão. O que chama a atenção é que muitas dessas empresas não possuem nem uma década de vida.

Mas qual o segredo delas para tamanho crescimento exponencial? A verdade é que elas conseguem romper barreiras e quebrar paradigmas. Basicamente, essas empresas mudaram a forma de pensar, criando inovações jamais vistas.

Em resumo, elas foram capazes de encontrar uma oportunidade de negócios, e investir em desenhos de processos que criaram escalabilidade. Quer saber como elas conseguiram? Vem com a gente.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
PONTOS
Cartão de crédito Santander SX que pode ser sem anuidade
Você permanecerá no site atual

Como crescer um negócio exponencialmente?

Para conseguir crescer exponencialmente, essas empresas possuem um DNA inovador. E seguem algumas diretrizes. E para ajudar o seu negócio a trilhar o mesmo caminho, separamos 4 dicas incríveis, dá só uma conferida.

Anúncios
Publicidade

1 – Não ter medo de correr riscos

No mercado financeiro há um velho ditado que diz que quanto maior o risco, maior o retorno. No mundo dos negócios também não é diferente. Por isso, empresas que querem ter um crescimento exponencial não podem se posicionar em um ambiente muito consrevador.

Um bom exemplo disso é o Nubank que quebrou paradigmas ao oferecer um cartão de crédito sem taxa de anuidade e posteriormente uma conta digital sem agências bancárias. O resultado foi o rápido crescimento.

Publicidade

2 – Confiança e autonomia para a equipe de projetos

Para que sua empresa consiga atingir um crescimento exponencial é necessário criar uma base de confiança e autonomia para as equipes de projetos. Assim, o negócio consegue fluir muito mais rapidamente.

É só você imaginar uma empresa do porte do Google e do Facebook. Imagine quantos projetos e volume de negócios essas empresas têm. Para que isso aconteça, grande parte dos colaboradores possuem autonomia para isso.


Leia também:


3 – Crie uma rede de colaboração

Um outro segredo é pensar em um ecossistema que escala e é escalável. Para isso é preciso criar uma rede de colaboração que seja atrativa e que motive toda a equipe a continuar trabalhando pelo projeto.

Publicidade

Um dos principais caminhos para o sucesso de uma organização exponencial é ser uma “fonte aberta”, livrando-se de alguns gargalos produtivos. Assim, é possível criar um relacionamento baseado na empatia e colaboração com suas redes.

Um dos pontos que essas empresas costumam fazer é trocar o físico pela tecnologia, reduzindo espaços de escritórios para globalizar digitalmente e validando ideias com o seu próprio ecossistema digital.

4 – Quebre as hierarquias

Se tem algo que minimiza as chances da sua empresa crescer exponencialmente é a hierarquia. Por isso, as empresas exponenciais quebram esse paradigma para garantir mais agilidade para o negócio.

Publicidade

Por isso, o segredo para acelerar o crescimento exponencial é descentralizar as decisões e investir em comunicação transparente. Para isso, toda a equipe precisa conhecer as metas e objetivos dos projetos no qual estão inseridas.

Vale destacar que nas empresas exponenciais, flexibilidade e confiança ganham o lugar do “chefe acima de tudo”. Portanto, é fundamental lembrar disso no momento de criar uma empresa com capacidade de crescer exponencialmente.

Escalabilidade é a palavra-chave

Em resumo, você tem que pensar em como crescer o faturamento do seu negócio sem que os custos cresçam na mesma proporção. A partir desse princípio é só aplicar as dicas que nós passamos aqui neste artigo.

Portanto, agora que você já sabe como criar uma empresa exponencial, comece a remodelar a sua, ou então construí-la, sempre pensando em como ela pode crescer e ajudar a sociedade ao seu redor.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.