5 dicas para ajudar a diminuir o consumo de energia, mesmo com o aumento atual na conta

Diante do aumento no preço da conta de energia elétrica, os brasileiros estão procurando diminuir o consumo e para isso todo cuidado é essencial, desde banhos rápidos até checagem de equipamentos.

Publicidade
Anúncios

Consumo de energia

energia eletrica

Todo brasileiro está sentindo no bolso o aumento no preço da conta de luz. Para isso, é preciso buscar soluções com o objetivo de diminuir o consumo e conseguir fazer alguma economia no final do mês.

Para se ter uma ideia, o mais recente aumento na tarifa começou a valer no último dia 01 quando foi acrescido R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, por meio da criação da bandeira de escassez hídrica.

Essa cobrança extra está prevista até o dia 30 de abril do ano que vem, encarecendo a conta em aproximadamente 6,78%. Para driblar essa situação, separamos logo abaixo 5 dicas para você diminuir o seu consumo de energia. Dá só uma conferida.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
PONTOS
Cartão de crédito Santander SX que pode ser sem anuidade
Você permanecerá no site atual

1 – Coloque lâmpadas LED na sua residência

Inicialmente, é possível que você tenha um custo um pouco mais alto com a aquisição das lâmpadas LED. No entanto, esse custo é totalmente recompensado com a economia que você vai fazer na sua conta de energia.

Anúncios
Publicidade

Afinal, as lâmpadas LED possuem um consumo menor. Dessa forma, mesmo que o valor da conta de luz esteja maior, com a queda no consumo você conseguirá economizar dinheiro no final do mês, e o seu bolso agradece.

2 – Procure apagar todas as lâmpadas da sua casa

Apagar as lâmpadas da casa em ambientes que não há ninguém é tarefa essencial para a economia de energia elétrica. Mesmo que a lâmpada seja LED, ela também gasta energia, então não deixe nada aceso.

Publicidade

Somente deixe alguma lâmpada acesa se ela for essencial para sua segurança, seja para te proteger de um assalto, seja para evitar que ao entrar no ambiente você esbarre em algum cômodo podendo se lesionar.

Além disso, mesmo estando em um ambiente, procure aproveitar ao máximo a luz solar. Portanto, abra portas e janelas. Com isso, você não vai precisar deixar a luz acesa durante o dia, garantindo assim mais economia.


Veja também:


3 – Tome banhos mais rápidos

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões no consumo doméstico de energia. Sendo assim, procure tomar banhos mais rápidos. Hoje em dia existem aplicativos de sustentabilidade que ajudam a controlar o tempo do banho.

Publicidade

Nesse caso, além de fazer economia com a energia elétrica, você também acaba economizando com a conta de água. Portanto, sempre antes de entrar debaixo do chuveiro, procure se atentar a essa questão.

4 – Cuidado redobrado com o ferro de passar

Assim como o chuveiro elétrico, o ferro de passar também é um dos grandes vilões no consumo de energia elétrica. Por isso, é importante tomar bastante cuidado com ele. Entre passar uma roupa e outra desligue o ferro.

Além de poupar energia, você ainda evita o risco de acidentes. Fora isso, dá para aproveitar o calor do ferro desligado para passar roupas de tecidos leves. E sempre que possível procure comprar roupas de tecidos que não amassem.

Publicidade

5 – Verifique a vedação das geladeiras e freezers

Por fim, é fundamental observar a vedação de geladeiras e freezers. Pois se as borrachas não estiverem em bom estado, isso pode ocasionar um desperdício de energia elétrica e você vai sentir isso no aumento da conta de energia.

Jamais seque roupas atrás da geladeira, pois além de sobrecarregar o aparelho isso também colabora para o aumento do consumo de energia, sem contar que você ainda corre o risco de choques elétricos.

Evite abrir e fechar a geladeira, ou deixá-la por muito tempo aberta, pois isso também contribui para o aumento do consumo. E se possível regule o termostato adequadamente de acordo com a estação do ano.

Seguindo essas dicas, certamente você vai conseguir fazer uma boa economia na sua conta de energia. Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.