5 dicas para você alcançar a liberdade financeira!

Quer trabalhar no que quiser e como quiser? Com um bom planejamento, é possível alcançar a tão sonhada liberdade financeira. Saiba mais a seguir.

Publicidade
Publicidade

Alcance a liberdade financeira

Liberdade financeira

O sonho de todas as pessoas é alcançar a liberdade financeira. Poder trabalhar no que quiser e como quiser.

Afinal, uma das piores coisas da vida é termos que nos sujeitar a fazer o que não gostamos, pela necessidade de ter dinheiro para pagar as contas.

E, claro, não podemos fugir disso durante alguns bons anos em nossas vidas. Mas, por meio de um bom planejamento, é possível alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Quer saber como? Dá só uma conferida nessas cinco dicas que separamos para você neste artigo.

Anúncios
Publicidade

1 – Defina um objetivo para alcançar a liberdade financeira

O primeiro passo para você alcançar a sua liberdade financeira é definindo um objetivo muito claro para isso. Ou seja, daqui quanto tempo você quer alcançar essa liberdade?

Se você não tiver um tempo estabelecido, terá muita dificuldade em criar um planejamento para isso. Mas, lembre-se: crie metas alcançáveis.

Publicidade

Por exemplo, se você quiser alcançar a sua liberdade financeira em dois anos, mas não ganha o suficiente para isso, irá então se frustrar.

Desse modo, o ideal é pensar em um prazo maior como 10, ou até mesmo 20 anos, para alcançar esse seu objetivo.

2 – Comece substituindo o aluguel por uma prestação

Com um objetivo bem traçado, você vai começar a sua liberdade se endividando. Ou seja, procurando sair do aluguel e ir para a prestação da casa própria.

Publicidade

Se você está pagando aluguel, na verdade, está tendo uma despesa. Já a prestação de uma casa própria é composta de despesa com juros para um investimento.

Em resumo, ao substituir o aluguel pela prestação da casa própria, você passará a investir uma parte do seu salário inevitavelmente. E essa parte irá ainda se valorizar, visto que o valor do imóvel é corrigido praticamente todo ano.

Ao final de 15, 20 ou 30 anos, você terá essa casa quitada e, se bem localizada, com o tempo, terá se valorizado acima da inflação. Resumidamente, depois desse tempo você não terá mais esse custo, tendo assim mais liberdade.

Publicidade

Veja também:


3 – Construa uma reserva de emergência

Além de substituir o aluguel pela casa própria, você precisa construir a sua reserva de emergência. Isso é: ter um dinheiro guardado.

Essa reserva precisa estar em um investimento de resgate diário, sem riscos, mesmo que a rentabilidade não seja tão alta. E o valor dela deve ser igual a seis meses dos seus gastos.

Ao construir uma reserva de emergência, você terá mais tranquilidade diante de um problema que possa surgir na vida.

Por isso, é importante destinar uma parte do salário para isso. Assim, ficará mais fácil de você atingir a sua liberdade financeira.

4 – Procure estudar bastante sobre finanças pessoais

Uma outra dica para alcançar a liberdade financeira é estudar finanças pessoais. Afinal, você vai precisar aprender a investir também.

Publicidade

Pois, ao alcançar a reserva de emergência, você precisa continuar juntando, mas nesse caso poderá procurar investimentos mais rentáveis e também mais arriscados.

Publicidade

Porém, é possível minimizar o risco, diversificando esses investimentos, mas para isso você precisa estudar cada vez mais.

5 – Comece a diversificar os seus investimentos em renda variável

Depois de construir a sua reserva financeira, e estudar bastante, você precisa começar a diversificar os seus investimentos em renda variável.

Hoje existem muitas opções, como ações, fundos imobiliários, fundos multimercados, BDR´s, fundos de ações, etc.

Ao fazer uma boa análise, e diversificar bem os investimentos em renda variável, é possível aumentar o seu patrimônio mais rapidamente.

Portanto, ao final de um determinado período de tempo, você poderá escolher no que trabalhar, pois a sua segurança financeira está criada.

Publicidade

Inclusive, você pode começar a construir esse futuro. E, hoje, investir está mais fácil, pois temos corretoras como a Ágora Investimentos e Órama Investimentos que te orientam nessa jornada. Agora é com você.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.