5 dicas para economizar nas compras de Natal. Confira!

Se você vai presentear as pessoas que ama neste Natal, é fundamental tomar algumas precauções para não acabar gastando mais do que pode. E isso envolve cotar preço e não comprar nada por impulso.

Publicidade
Anúncios

Compras de Natal

dicas para economizar no natal

O Natal está chegando. Faltam poucos dias para uma das datas mais aguardadas do ano. E junto dele, aumenta também a nossa necessidade de presentear as pessoas que tanto amamos.

Entretanto, em um ano marcado por inflação alta, desemprego e renda curta, é preciso ter bastante cautela para economizar nas compras de Natal. Afinal, você não precisa gastar o que tem e o que não tem com presentes.

Basta fazer um bom planejamento financeiro e não se deixar levar pelas compras por impulso que acabam levando embora parte do nosso salário. E para ajudar, separamos 5 dicas para economizar nas compras de Natal. Confira!

CARTÃO BMG CONSIGNADO
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BMG CONSIGNADO

SEM ANUIDADE
 
NEGATIVADO
Crédito sem consulta e com uma das menores taxas para INSS
Você permanecerá no site atual

1- Faça uma lista das pessoas que você quer presentear

O primeiro passo para você não gastar mais do que pode nas compras de Natal é fazer uma lista das pessoas que você pretende presentear. Procure marcar o nome de cada uma delas, e o valor que você pretende gastar.

Anúncios
Publicidade

Por exemplo, se tem 10 pessoas que você pretende presentear, e o valor que você quer gastar com presentes para cada uma delas é de R$ 100, então você vai gastar aproximadamente R$ 1 mil com presentes.

Assim fica mais fácil de você fazer um planejamento tanto para a realização das compras à vista quanto para parcelar o valor caso isso seja preciso. Essa é uma maneira bem prática de não gastar mais do que você pode.

Publicidade

Leia também:


2 – Use a criatividade para fazer economia

Uma outra dica não menos importante é usar a criatividade para fazer economia. O melhor jeito para fazer isso é apostando em presentes artesanais, ou até mesmo comprando kits e depois desmembrando-os.

Hoje em dia existem diversas lembrancinhas que não custam caro e que podem ajudar bastante você a economizar. Por exemplo, você pode dar canecas, camisas, ímãs e diversos outros presentes padronizados para o Natal.

3 – Compare os preços antes de comprar

É muito comum nessa época do ano existir um aumento no preço dos produtos. Portanto, tome bastante cuidado e compare preços antes de sair comprando. Se você comparar bem, será possível fazer uma boa economia.

Publicidade

Assim sendo, ao fazer a sua lista com as pessoas que você quer presentear comece pesquisando na internet, e depois faça cotações no comércio físico da sua cidade. De repente você pode economizar até mais do que imagina.

4 – Se possível, fuja dos parcelamentos

Muitas vezes é quase impossível não fazer parcelamentos. No entanto, quando você faz uma compra parcelada, acaba comprometendo uma parte da sua renda para os primeiros meses do ano.

E nesses meses é justamente onde temos um maior gasto com impostos, material escolar, matrícula etc. Portanto, se você puder evitar a compra parcelada, o seu bolso vai agradecer e você começará o ano muito mais tranquilo.

Publicidade

5 – Nada de compras por impulso

Por fim, uma regra básica que você não pode esquecer são as compras por impulso. Lembre-se: nada de comprar produtos que não farão falta para você. Por mais que você tenha o impulso pela compra.

Antes de comprar qualquer coisa se pergunte: isso me fará falta? Eu realmente preciso deste produto? Se eu comprar esse produto poderei me arrepender amanhã? Dependendo da sua resposta, simplesmente não compre.

São alguns pequenos cuidados que podem fazer uma total diferença no seu orçamento neste final de ano. Inclusive, se você tiver cautela e prudência, poderá guardar até a sua segunda parcela do 13º salário.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.