5 dicas para sair do vermelho em tempos de crise

Organizar as finanças é um hábito que deve ser praticado todos os dias. E quando as coisas fugirem do controle, nada de pânico! Confira as dicas para sair do vermelho!

Publicidade
Anúncios

Economia e planejamento

As dívidas são o pesadelo constante de pelo menos 66,5% das famílias brasileiras, de acordo com a apuração feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esse número é alarmante, principalmente se considerarmos a pandemia do Covid-19 como o fator agravante para o problema. O aumento de pessoas desempregadas gera a falta de recursos financeiros para honrar com os compromissos, deixando alto inúmeros inadimplentes.

Neste artigo, vamos listar algumas dicas básicas para organizar as finanças e sair do vermelho em tempos de crise.


Veja também em:

Anúncios
Publicidade

Como organizar o que é essencial no orçamento?

O primeiro passo é entender que, em tempos de crise como a pandemia, alguns serviços foram declarados como essenciais, os quais não se pode viver sem, por exemplo (lembrando que alguns serviços listados cabem ao Governo fornecer):

  • Alimentação;
  • Moradia (água, luz, aluguel);
  • Saúde (medicamentos, consultas médicas);
  • Assistência social e atendimento à população mais vulnerável;
  • Serviços de segurança pública e privada;
  • Captação e tratamento do esgoto, fornecimento de água e energia elétrica;

Como fazer isso na prática?

  • Faça a soma de todos os seus ganhos mensais – incluindo trabalho freelancer, bicos e renda extra;
  • Estipule uma porcentagem mínima para cada serviço, exemplo: 10% do salário vai para o pagamento de água, luz, internet (para quem trabalha conectado à rede);
  • Que tal planejar as refeições da semana, dividindo em marmitas e congelando tudo? Isso não só evita que se coma fora, mas também economiza tempo cozinhando no dia a dia;
  • Prefira alimentos nutritivos e que dão saciedade. Não precisa ser nada caro, apenas os tipos de alimentos certos para a sua saúde;
  • Liste aquelas contas que podem ficar em stand-by (modo de espera) por um tempo, mas sendo monitoradas para não fugir do controle, como por exemplo, empréstimos com parentes, algumas dívidas e tente negociar as parcelas do carro (se houver);

Dicas para sobreviver em meio à crise

Agora que você já sabe o que é essencial para a sua realidade (fique à vontade para acrescentar ou tirar algum item), vamos às dicas para sobreviver em tempos de crise – já que não sabemos ainda quando ela irá terminar:

Publicidade

1-Não faça contas mentais

Ir ao supermercado por exemplo, não precisa ser um pesadelo. Leve com você a boa e velha calculadora e saiba exatamente o quanto está gastando: nada de contas mentais!

2-Use o débito automático a seu favor

Algumas despesas como água, luz e internet podem ser colocadas no débito automático, assim as contas não se acumulam à sua vista. Lembre-se de depositar o dinheiro no dia marcado para que as contas sejam debitadas em sua conta, ok?

3-Negociação de dívidas

O Conselho Monetário Nacional (CMN) fez com que vários bancos passassem a enviar propostas de renegociação de dívidas dos clientes, incluindo os agricultores e pecuaristas. O Governo Federal instituiu também a proibição do corte de água, luz e gás de consumidores inadimplentes.

Publicidade

Os empresários também tiveram uma folga nos pagamentos de impostos, como o FGTS e guia do Simples Nacional, entre outros, que foram adiados ou suspensos por tempo indeterminado. Caso alguém precise renegociar uma dívida, opte por aquela que você considera essencial, pensando sempre em uma parcela que cabe em seu bolso.

4-Fazer renda extra

Em tempos de crise, precisamos aumentar a renda fazendo o que estiver ao nosso alcance, não é mesmo? Liste algumas atividades que você sabe fazer (costurar, fazer bolos e doces, tirar fotos, escrever) e comece a colocar em prática no seu tempo livre para ganhar uma grana extra!

5-Vender itens parados

Sabe aquele sapato parado no guarda-roupa? Ou aquelas blusas que não usa mais? Enfim, sempre há objetos que podem ser vendidos!

Publicidade

Para te ajudar, separamos esse artigo onde damos dicas de como fazer renda extra na internet em tempos de pandemia. Não deixe de conferir!