Empréstimo com consciência? Confira as nossas 5 dicas!

Precisa fazer um empréstimo? Você precisa tomar alguns cuidados, principalmente para que o empréstimo não acabe te prejudicando. Saiba mais informações a seguir.

Publicidade
Anúncios

Empréstimo com consciência?

Empréstimo com consciência

Você está precisando de dinheiro? Saiba que tomar um empréstimo com consciência pode ser uma boa opção nesse momento.

Mas, para isso, você precisa tomar alguns cuidados, principalmente para que o empréstimo não acabe te prejudicando.

Pensando nisso, separamos neste artigo cinco dicas para você tomar um empréstimo com consciência e sair do aperto. Dá só uma olhadinha!

1 – Avalie se a prestação cabe no seu orçamento

Primeiramente, antes de você tomar um empréstimo é preciso fazer um pequeno controle do seu orçamento.

Anúncios
Publicidade

Caso contrário, você poderá se atrapalhar. Afinal, se você não pagar as parcelas, o valor da sua dívida irá crescer vertiginosamente.

Por isso, coloque na ponta do lápis todos os seus gastos e também os seus ganhos e veja se é possível tomar um empréstimo.

Publicidade

Se você ver que vai apertar, faça um planejamento de redução de custos, e comece a cortar algumas contas para colocar as suas finanças em dia.

2 – Se pergunte se você precisará de empréstimo todos anos

Uma questão que você precisa pensar é se vai precisar tomar empréstimos todos os anos. Afinal, isso irá determinar o prazo de pagamento.

Pense o seguinte: para quê você está tomando esse empréstimo? Pagar o documento do carro? Fazer uma viagem?

Publicidade

Se o motivo for algo que possa acontecer todos os anos, é bom pensar em dividir o valor em no máximo 12 meses para pagar.

Até porque, se no próximo ano você for precisar de um novo empréstimo, não irá encavalar mais do que uma parcela, e não se verá apertado.


Veja também:

Publicidade

3 – Procure empréstimo com condições melhores

Na hora de procurar um empréstimo pessoal, se possível opte por aqueles que possuem condições melhores de prazo e juros.

Um bom exemplo é o empréstimo com garantia. Se você tem um carro, uma casa ou até mesmo uma moto quitada, pode optar por esse tipo de empréstimo.

Por conta da garantia, o risco do banco em emprestar dinheiro para você diminui, e consequentemente os juros também.

Além disso, fica mais fácil alongar os prazos de pagamento. Em resumo, esse empréstimo é uma boa oportunidade para quem precisa sair do sufoco.

Quem é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS também pode pensar em um empréstimo consignado que possui excelentes condições.

4 – Simule as condições antes de tomar um empréstimo

Antes de tomar um empréstimo é importante fazer bastante simulação. Principalmente em relação a prazo e taxas de juros.

Publicidade

Por exemplo, você pode encurtar alguns meses de pagamento, pagando apenas R$ 20 ou R$ 30 a mais no valor da parcela.

Publicidade

Por isso, ao fazer diversas simulações fica mais fácil encontrar um valor de empréstimo que mais se encaixe dentro do seu orçamento.

5 – Pesquise bastante as linhas disponíveis na internet

Para finalizar não poderíamos deixar de falar sobre a importância de fazer bastante pesquisa antes de tomar um empréstimo.

Quanto mais você pesquisar, maiores serão as chances de você pegar um empréstimo com boas condições de pagamento e boas taxas de juros.

Hoje em dia existem inclusive plataformas que facilitam a pesquisa como a Bom Pra Crédito. Nunca ouviu falar? Explico.

Funciona assim: você faz o seu cadastro gratuitamente, e então já pode simular o crédito que você está precisando. Você então vai começar a receber propostas de diversas financeiras.

Publicidade

Basta ir comparando e vendo aquela que oferece a melhor condição para você. Assim que você encontrar o empréstimo ideal é só contratar. Tudo feito 100% online.

É ou não é uma boa opção? Agora que você já sabe como tomar um empréstimo com consciência, é só se cadastrar na Bom Pra Crédito e contratar o seu.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e parentes nas redes sociais.