5 dicas para você não cair no golpe do Pix. Confira!

Muitos fraudadores estão se aproveitando da agilidade do Pix para aplicar golpes envolvendo a plataforma. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado para não ser mais uma vítima desses golpes.

Publicidade
Anúncios

Golpe do Pix

Golpe Pix

O Pix é uma plataforma desenvolvida pelo Banco Central que entrou em funcionamento em novembro do ano passado. Desde então, ela já bateu a marca de 743 milhões de transações com movimentações ultrapassando R$ 441 bilhões.

Ao mesmo tempo em que a praticidade da plataforma vem atraindo cada vez mais pessoas para o seu uso, ela também chama a atenção de fraudadores que já estão aplicando diversos tipos de golpes.

Portanto, é preciso redobrar a atenção para que você não se torne mais uma vítima dos criminosos. E para ajudar nessa jornada, separamos logo abaixo 5 dicas de segurança para que você não caia no golpe do Pix. Dá só uma conferida.

CARTÃO SUPERDIGITAL
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO SUPERDIGITAL

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
O cartão Superdigital é perfeito para quem tem o nome sujo e deseja reorganizar as finanças
Você permanecerá no site atual

1 – Procure fazer as transações de preferência pelo aplicativo

Uma das dicas mais importantes para você não cair em golpes é evitar clicar em SMS ou e-mail e fazer alguma operação Pix por lá. O ideal é usar o internet banking e o App do seu banco para realizar a operação.

Anúncios
Publicidade

O App é ainda mais seguro, pois evita que você seja direcionado para falsas páginas que podem possuir um layout praticamente idêntico ao do seu banco. Além disso, jamais forneça informações da sua conta por telefone.

2 – Não entre em wi-fi público em hipótese alguma

Sabe aquele dia na praça que você decide acessar a internet usando o wi-fi fornecido pela prefeitura? Evite isso. Afinal, as redes públicas normalmente podem conter vírus que colocam em risco os seus dados bancários.

Publicidade

E isso não se restringe apenas a locais abertos, mas a todos os ambientes nos quais circulam muitas pessoas como shoppings, bares, restaurantes e qualquer outro estabelecimento.

Caso seja necessário acessar uma rede pública para falar com alguém, não use-a para fazer transferências bancárias nem tampouco qualquer operação envolvendo o Pix enquanto estiver conectado a ela.


Veja também:


3 – Você não precisa informar sua senha para ninguém

Entenda que a única coisa que você tem que fornecer para receber uma transferência via Pix é a Chave Pix. Portanto, você não é obrigado a transferir sua senha para ninguém. Se alguém te pedir ela, não forneça.

Publicidade

Lembre-se que apenas passando a chave Pix para o pagador, ele já poderá transferir qualquer quantia para você. Sendo assim, se você receber algum telefonema pedindo sua senha Pix, desconfie, pois trata-se de um golpe.

4 – Cuidado no momento de pagar via QR Code

Uma das funcionalidades que o Pix disponibilizou para os seus clientes facilitando nossa vida é o pagamento via QR Code. No entanto, é preciso ter muito cuidado para não ser vítima de QR Code falso.

Portanto, antes de concluir qualquer transação usando esse método procure se certificar se o valor que consta no QR Code, assim como a conta de destino estão corretos para evitar que a quantia enviada vá para a mão de golpistas.

Publicidade

5 – Cuidado com os pedidos de Pix por WhatsApp

Por fim, é preciso ter bastante cuidado com os pedidos de Pix por WhatsApp. Geralmente, eles acabam vindo de pessoas próximas nossas como pais, irmãos, amigos, parentes. Isso pode se tratar de uma clonagem que fizeram no App.

Sendo assim, desconfie se alguém que você conhece está pedindo dinheiro para você via WhatsApp. Antes de enviar qualquer valor, ligue para a pessoa e converse pessoalmente com ela para saber se não está sendo mais um golpe.

São pequenas decisões que você toma que podem colaborar para que você não se torne mais uma vítima envolvendo o Pix. Portanto, todo cuidado é pouco para que o seu dinheiro não vá parar na mão de golpistas.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.