5 erros comuns que você deve se atentar ao usar o Pix

O PIX completou recentemente o seu primeiro ano de vida, e apesar das facilidades que oferece, é comum que existam erros no momento de fazer uma transferência na plataforma, sendo que alguns deles são de fácil resolução.

Publicidade
Anúncios

Pix

Erros Pix

O uso do Pix está cada vez maior. Afinal, ele trouxe uma grande facilidade na vida de todos os brasileiros, tornando inclusive o uso do papel-moeda obsoleto. Entretanto, é preciso ficar atento ao uso dessa ferramenta.

Até porque é comum que alguns erros sejam cometidos. E quando isso acontece nem sempre a comunicação do erro ao cliente é igual de uma instituição para outra. No entanto, embora o texto seja diferente, o conteúdo da mensagem carrega a mesma informação.

Algumas instituições chegaram a criar códigos para cada tipo de erro no Pix. Contudo, como isso não é obrigatório, é mais fácil entender situações comuns e saber como resolvê-las. Confira os 5 erros mais comuns do Pix.

CARTÃO DE CRÉDITO MOOBA
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO MOOBA

CASHBACK
 
RECOMPENSAS
Dinheiro de volta garantido em todas as compras e 25% de dinheiro de volta nos parceiros
Você permanecerá no site atual

1 – Chave Pix no formato errado

A grande maioria das transações feitas por Pix usam uma chave. Aliás, há só duas maneiras de realizar transações pela plataforma, uma é informando a chave de destino e outra escaneando um QR Code.

Anúncios
Publicidade

Quando uma chave é informada em um formato diferente, por exemplo, o número dela é um CPF, mas você seleciona como celular, a transação não vai funcionar. Quando isso acontece, você será informado de que houve um problema no formato da chave Pix.

Quando aparecer este erro revise se a chave informada está no formato válido, se os números foram escritos de maneira correta  e se o erro persistir, converse com a pessoa para quem você está transferindo, possivelmente ela transmitiu um número errado.

Publicidade

Leia também:


2 – Chave Pix não encontrada

Outro erro bastante comum quando tentamos fazer um Pix e não conseguimos é que a Chave Pix não foi encontrada no sistema de pagamentos instantâneo, seja por conta de erro na digitação, seja porque ela não foi cadastrada.

Esse problema só é solucionado digitando novamente a chave pix. Entretanto, se o problema persistir, é preciso conversar com a pessoa que a chave que ela passou não está cadastrada, possivelmente por algum número estar errado.

3 – Falha de comunicação com o sistema

Se você tentar realizar um Pix e houver um erro de comunicação, isso significa que o sistema da sua instituição financeira não conseguiu trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

Publicidade

Nesse caso você receberá uma informação de que a transação não foi realizada porque houve um problema técnico ou de comunicação. Portanto, não será possível fazer a transação naquele momento.

Neste caso, o melhor a se fazer é esperar até que o sistema seja restabelecido, ou então optar por outro tipo de transferências, seja ela um DOC ou um TED. Afinal, esse é um tipo de erro que não há como o usuário resolver.

4 – Erro na liquidação da transação

Um outro erro que também é comum é o erro na liquidação do Pix. Quando isso acontece a transação não foi realizada, seja por falta de saldo na conta, seja porque a conta de quem vai receber está indisponível ou é inexistente.

Publicidade

Esse erro também pode acontecer por falha de algum processamento ou porque extrapolou o tempo limite. Para cada tipo de situação, a resolução do problema é diferente. Por exemplo, se o erro é falta de saldo, é só depositar os fundos.

Já se o erro está na conta do destinatário, é preciso conversar com ele para informar o ocorrido, e se o erro for no sistema Pix, não há outro caminho a não ser esperar que o sistema se restabeleça.

5 – Problema com QR Code do Pix

Por fim, ao tentar pagar um QR Code do Pix também podem ocorrer alguns tipos de erros. Uma das situações mais comuns é o código se referir a uma chave inexistente, ou a perda de prazo de validade.

Nesse caso, o caminho é avisar a pessoa ou estabelecimento que emitiu o QR Code sobre o erro, e pedir um novo código. Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.