6 erros mais comuns no planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a melhor opção para se organizar e não entrar em dívidas. Você sabe fazer o seu? Confira nossas dicas a seguir para não errar na hora de planejar.



Anúncios



Anúncios

Planejamento financeiro

erros no planejamento financeiro para nao cometer de forma alguma

Fazer um planejamento financeiro é fundamental para equilibrar a vida. Porém, essa é uma tarefa que nem todas as pessoas conseguem fazer de forma correta. 

O planejamento financeiro é a melhor opção para se organizar e não entrar em dívidas. Quando temos tudo anotado, fica mais fácil gerenciar as contas ou economizar. 

Porém, quando isso não acontece, a falta de organização pode colocar em risco seu orçamento. 

Para controlar melhor o seu dinheiro, conheça abaixo quais são os erros que você não pode cometer com o planejamento financeiro.



Anúncios



Anúncios

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Quais são os erros mais comuns no planejamento financeiro? 

A partir de agora vamos listar quais são os erros que você pode estar comentando no planejamento financeiro. 

Vamos lá?



Anúncios

1- Não acompanhar os gastos com frequência

Ao acompanhar seus gastos regularmente, você fica atento para onde está indo seu dinheiro e quais são as suas principais despesas. 

O mais indicado é que você anote tudo que gastar. A regra vale até mesmo para os menores gastos como balas, jornal ou lanches. 

Essas pequenos gastos no fim do mês podem ter um grande impacto em seu orçamento. 

Veja mais em: 

2- Ausência de objetivos

Ter objetivos financeiro é muito importante para que você ganhe um estímulo e foque  nas melhores escolhas para conseguir economizar e alcançar as suas metas. 

Uma ótima dica é anotar seu objetivo financeiro e dividi-lo em algumas metas. 

Se o objetivo é fazer uma viagem para a praia, você pode poupar no mínimo 20% do seu salário todo mês durante um ano e pesquisar os melhores preços de passagens e hotéis. Assim poderá fazer a viagem sem problemas. 



Anúncios

3- Falta de reserva financeira 

Não separar um dinheiro para a reserva financeira é um grande erro das pessoas. Afinal, imprevistos sempre acontecem. Se você não tiver uma reserva para esses momento, pode acabar entrando em dívidas. 

Separar uma determinada quantia em dinheiro por mês para suprir os momentos inesperados é a melhor decisão a se tomar. Fazendo isso, você evita desequilíbrio em suas finanças. 

Uma dica é economizar um pouco todo mês e colocar em sua reserva financeira. Você pode, por exemplo, abrir uma conta no Nubank. Por lá, o dinheiro rende mais que a poupança. 

4- Não avaliar seu desempenho 

Não adianta anotar seus os seus gastos e fazer planilhas se você não tira um tempo para analisar o desempenho financeiro. 

Quando não fazemos esse procedimento, perdemos informações importantes como gastos e lucros.

O ideal é fazer um relatório mensal de seu planejamento financeiro, identificando quais são as suas principais despesas, as contas desnecessárias, seus objetivos, entre outros.

5- Não ter uma conta digital 

Muita gente não sabe, mas pode estar pagando tarifas absurdas em serviços que são oferecidos pelos bancos tradicionais. 



Anúncios

Para fugir dessas taxas, recomendamos a contratação de um plano digital. Além de poder executar todos os serviços online, esse tipo de banco não cobra tarifas para transferências e outras operações financeiras. 

Os bancos digitais mais conhecidos são: Banco Inter, Nubank, C6 Bank, Mercado Pago, PagSeguro e Neon. 

6 – Não ter um cartão de crédito sem anuidade 

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre as tarifas do cartão de crédito. Para se ter uma ideia, existem várias opções no mercado que isentam o consumidor da anuidade.

Portanto, busque mais informações para diminuir os gastos no final do mês. Dentre as opções de cartões de crédito, pode-se citar: Banco Inter, Nubank, Banco Original, Credicard Zero, Banco Digimais, Neon, Santander Free e Cartão Pag!. 


Após descobrir os principais erros no planejamento financeiro, acesse esse artigo e aprenda como ganhar dinheiro durante a pandemia.