Taxa Selic

Desde o início deste ano, o Copom (Comitê de Políticas Monetárias) vem aumentando a taxa básica de juros da economia. Na última reunião, o aumento foi ainda mais agressivo e a Selic saltou de 4,25% ao ano para 5,25%.
Com essa mudança, a Renda Fixa se tornou um investimento mais atraente novamente. Com isso, há um desestímulo tanto no consumo à vista quanto em financiamentos, tornando mais atrativo o acúmulo de dinheiro.
Entretanto, com uma expectativa de inflação perto dos 6,5% para este ano, é preciso ponderar sobre qual a melhor escolha para investir. Até porque existem ativos de renda fixa rendendo mais do que esse percentual, e outros menos.
Por que a Taxa Selic está aumentando tanto?
O aumento consecutivo da Taxa Selic pode ser justificado pelo crescimento da inflação que está prevista para fechar o ano em 6,5%. Sendo assim, ao aumentar a taxa básica de juros, o Copom pretende desacelerar o consumo.
Afinal, fica mais atrativo guardar o dinheiro do que consumir. Além disso, o próprio financiamento se torna mais caro. Ou seja, financiar um carro, uma casa, tomar um empréstimo para abrir um negócio se tornam menos atrativos.
De acordo com o Boletim Focus, a Taxa Selic deverá ter novos aumentos ainda no decorrer deste ano, fechando 2021 próximo de 7,5%. Alguns analistas mais ousados chegam a acreditar que ela será de 8% ao final deste ano.
Veja também:
- Magalu lança cartão de crédito sem anuidade e com cashback!
- CVC lança cartão de crédito e dará descontos em hospedagens e passagens
- Recorde de contas abertas do Meu BMG Corinthians surpreende time
Isso torna a Renda Fixa mais atrativa?
Esses constantes aumentos na Taxa Selic tornam o investimento em Renda Fixa mais atraente. Por exemplo, o PicPay oferecia até então uma rentabilidade de 130% do CDI para quem deixasse o dinheiro lá parado.
Essa rentabilidade caiu para 120% do CDI com o aumento da Taxa Selic, mas mesmo tendo essa queda, o valor da rentabilidade real aumentou. Afinal, 130% do CDI a uma taxa selic de 4,25% representa uma rentabilidade anual próxima de 5,5%.
Já uma rentabilidade de 120% do CDI com uma taxa Selic a 5,25% ao ano oferece uma rentabilidade de 6,30% para os investidores. Ou seja, mesmo caindo o percentual em relação ao CDI, ainda assim a rentabilidade final ficou mais atrativa.
Opções de investimento em Renda Fixa
Conforme vimos, o investimento em Renda Fixa passa a ser mais atrativo com uma taxa Selic maior. Por isso é importante encontrar algumas opções de investimentos atraentes nesse momento. Conforme mostramos, o PicPay é uma delas.
Uma outra opção é o Tesouro Selic 2024 que também está com uma rentabilidade muito boa, e o CDB prefixado emitido pelo Banco Master que possui garantia FGC e está remunerando os seus investidores com 140% do CDI.
O Tesouro IPCA+ é uma boa opção para investimentos de resgate mais curto, no entanto, para o médio prazo a expectativa é que a inflação entrará sobre controle e esse título acabará sendo menos atrativo que o Tesouro Selic.
Impacto nas contas públicas
Não é só a renda fixa que é impactada com o aumento da Taxa Selic. As contas públicas também sofrem deterioração por conta disso. Afinal, o governo passa a gastar mais com os juros para rolar a sua dívida.
Com isso, o déficit orçamentário cresce, o que pode aumentar a desconfiança dos investidores externos fazendo crescer inclusive o Risco País. Por isso há um certo limite para controlar a inflação com aumento na taxa de juros.
A melhor maneira de controlar a inflação é reduzindo a expansão monetária e os gastos governamentais, no entanto, em tempos de pandemia essa opção se torna um pouco menos viável.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.