Análise de crédito: o que fazer para ser aprovado?

Análise de crédito: é o processo que define se uma empresa ou um banco pode emprestar uma determinada quantia em dinheiro para o cliente. Saiba mais a seguir.



Anúncios



Anúncios

Análise de crédito

Análise de crédito

A análise de crédito é um processo que define se uma empresa ou um banco pode emprestar uma determinada quantia em dinheiro para o cliente. No entanto, grande parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre esse conceito. 

Pensando nisso, desenvolvemos um guia com as principais informações sobre esse termo, explicando como funciona e para que serve, entre outras questões.

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é a análise de crédito? 

Um estabelecimento comercial ou um banco não oferece crédito para o cliente de qualquer forma. Antes de liberar um determinado valor, eles precisam ter certeza que vão receber a quantia de volta. 



Anúncios



Anúncios

Para entender melhor o comportamento de cada consumidor, é feita a análise de crédito. Trata-se de um processo que foi construído para trazer mais segurança para as empresas. 

Geralmente, ele é feito quando é solicitado um cartão de crédito, limite de cheque especial, empréstimos, crediários e, em alguns casos, para abrir uma conta bancária. 

Como é feita a análise de crédito? 

É fundamental deixar claro que não existe uma padrão certo de análise de crédito. O processo varia conforme a instituição financeira. Porém, elas têm algumas características em comum. 



Anúncios

Em grande parte dos casos, as organizações investigam alguns dados do cliente. 

Dados pessoais 

Aqui, são avaliados os dados básicos do consumidor.

– CPF; 

– Telefone; 

– Estado civil; 

– Nível de escolaridade; 

– Profissão; 



Anúncios

– Renda; 

– Endereço. 

Com esses dados, a empresa consegue entender melhor mais informações sobre o cliente. 

Restrições no nome 

Após reunir todas as informações do cliente, o banco investiga se existe alguma pendência financeira. Se a resposta for negativa, a chance de ter um novo crédito é maior. 

A maioria das empresas também tem o hábito de buscar informações dos consumidores com os órgãos de proteção de crédito. Os mais conhecidos são: Boa Vista SCPC, Serasa, SPC e Quod.

Nessas fontes, é possível conhecer o score ou a pontuação de crédito do cliente, que varia de 0 a 1.000. O número é calculado pelos próprios órgãos, que representa o histórico de dívidas e pagamentos do consumidor. 

A proposta dessa pesquisa é descobrir qual é o risco de inadimplência de uma pessoa ao solicitar um crédito.A regra é clara: quanto mais próximo do 1.000, mais chances o cliente tem de ter o cadastro aprovado. 



Anúncios

Cadastro positivo 

Trata-se de um banco de dados que reúne dados sobre bons pagadores. As empresas têm acesso a um panorama completo sobre o consumidor. Ele informa que os pagamentos estão em dia. 

Ao descobrir que uma pessoa paga as contas sem atraso, a empresa oferece um crédito maior e até com parcelas e juros com valores mais reduzidos. 

Veja mais em: 

Renda 

Vamos finalizar falando sobre a renda mensal do cliente. Esse dado é fundamental para as empresas oferecerem crédito de acordo com a realidade de cada consumidor. Isso porque a despesa não pode ser acima de 30% do seu salário.  

Após finalizar a análise de crédito, o banco consegue estabelecer quais são as condições que estão de acordo com o bolso do cliente. Existem algumas modalidades que o crédito é liberado automaticamente, como cheque especial e o cartão de crédito.

Gostou das informações sobre análise de crédito? Então, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes importantes sobre a sua rotina financeira, como conta digital, cartão de crédito e muito mais.