Após alta da Selic, PicPay muda rendimento para 120% do CDI

Por conta da alta na taxa Selic, que subiu de 4,25% para 5,25% no ano, o PicPay mudou o seu rendimento para 120% do CDI. Apesar da mudança, a rentabilidade real para os investidores aumentou.

Publicidade
Anúncios

PicPay

PicPay

Na última reunião do Copom (Comitê de Políticas Monetárias), houve uma nova mudança na Taxa Selic que subiu de 4,25% para 5,25%. Por conta dessa alta, a rentabilidade do dinheiro no PicPay mudou para 120% do CDI.

Isso quer dizer que qualquer dinheiro que fica parado lá está rendendo cerca de 6,3% ao ano, ou 0,51% ao mês. Embora tenha caído em relação ao CDI, houve um aumento real na remuneração de quem mantém o dinheiro parado lá.

Afinal, com a Selic a 4,25% a fintech estava pagando 130% do CDI, o que dava aproximadamente 5,53% ao ano ou 0,45% ao mês. Ou seja, agora o seu dinheiro que fica parado no PicPay está rendendo mais e não menos.

CARTÃO PICPAY CARD
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PICPAY CARD

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão na medida para você!
Você permanecerá no site atual

Até quando o PicPay manterá essa rentabilidade?

Assim como das outras vezes, não há um prazo determinado para manter essas taxas de juros pagos aos clientes. Além disso, a mudança ainda não foi divulgada na página do App, mas os usuários já receberam a notificação.

Anúncios
Publicidade

O PicPay começou a remunerar os seus clientes com valores superiores ao CDI em novembro do ano passado, quando a Taxa Selic estava em 2% ao ano. Na ocasião, a remuneração oferecida era de 210% do CDI.

Embora esse percentual em relação ao CDI fosse mais elevado do que hoje em dia, a rentabilidade real era menor. Afinal, 210% do CDI era algo próximo de 4,2% ao ano, e hoje 120% do CDI é algo próximo de 6,3% ao ano. Ou seja, quase 50% a mais de rentabilidade.

Publicidade

Veja também:


Por que a Taxa Selic está subindo?

Conforme vimos, a rentabilidade em relação ao CDI do PicPay está caindo justamente pelo fato da taxa Selic estar subindo. Inclusive, de acordo com o último relatório Focus, especialistas acreditam que ela deverá chegar ao final do ano em 7,25% ao ano.

O que justifica esses aumentos é uma estratégia do Copom de tentar combater a inflação. Como os indicadores da inflação como IPCA e IGP-M estão crescendo acima do que deveria ser, o Copom sobe a taxa selic para conter esse crescimento.

Até porque, quando o governo sobe a taxa selic, ele desestimula o consumo, uma vez que os bens duráveis que são comprados parceladamente ficam menos atrativos. Além disso, manter o dinheiro guardado fica mais interessante.

Publicidade

Por isso, há um maior estímulo para que a população deixe de consumir e passe a guardar mais dinheiro. Um dos grandes problemas dessa estratégia está no fato dela proporcionar um aumento do desemprego no país.

Afinal, quando se tem menos consumo, também se tem menos venda, e as empresas para se sustentarem acabam realizando cortes de custos, o que impacta diretamente na demissão de colaboradores.

Rendimento do PicPay ainda é superior à Poupança

Embora a rentabilidade do PicPay tenha caído em relação ao CDI, ela é ainda superior à Poupança. Afinal, quando a Taxa Selic é inferior a 6,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic e mais TR. Como a TR está zerada há algum tempo, podemos dizer que hoje a Poupança está rendendo 3,68% ao ano ou 0,30% ao mês.

Publicidade

É importante destacar que o PicPay não conta com cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que cobre até R$ 250 mil por conta bancária por CPF em caso de falência da instituição financeira.

Apesar disso, a empresa afirma que o dinheiro é aplicado em títulos públicos federais para cumprir obrigações regulatórias e que ele fica separado do patrimônio do banco. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.