Aposentadoria: PPP digital vai facilitar a vida em 2022. Entenda!

Para facilitar a vida das empresas e das pessoas que almejam a aposentadoria por insalubridade, o INSS vai lançar no ano que vem o PPP digital, que tornará a aposentadoria especial mais fácil.

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Aposentadoria INSS

PPP digital

As pessoas que estão em busca de aposentadoria por insalubridade precisam ficar atentas às novidades do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que tornará a aposentadoria especial mais fácil em 2022.

Para quem não sabe, O PPP é um documento fornecido obrigatoriamente pelas empresas para os funcionários que almejam conquistar essa aposentadoria. Entretanto, um dos maiores entraves para isso é a burocracia.

Agora, com o PPP digital, o processo deverá se tornar mais simples, e mais pessoas que possuem esse direito conseguirão conquistá-lo. Quer saber um pouco mais sobre o PPP digital? Então vem com a gente neste post.

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PPP digital vai facilitar aposentadoria pelo INSS

Por meio das mudanças que serão implementadas, os empregadores serão obrigados a fornecer o PPP digital por etapas. Dessa forma, os segurados poderão consultar os dados do PPP eletrônico pelo MEU INSS que está disponível no aplicativo para smartphone e pelo portal online.

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Vale destacar que o PPP é um histórico laboral do trabalhador. Com ele é possível encontrar informações sobre exposição à periculosidade e insalubridade. Por isso, neste tipo de aposentadoria o documento é obrigatório.

Resumidamente, se uma pessoa se expõe a agentes nocivos à saúde e à vida, a empresa precisa relatar isso no PPP. Vale esclarecer que esse é um documento individual e não coletivo. Ou seja, cada empresa precisa elaborar um para cada empregado.

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E isso precisa ser feito de acordo com as funções que cada um exerce na empresa. O PPP também esclarece quais foram os períodos em que os fatores de risco estavam presentes no ambiente.


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Análise é fundamental para identificação de riscos

O PPP é um documento essencial para que sejam identificados os riscos sofridos pelo segurado, podendo assim conceder ou não a Aposentadoria Especial. Isso vai garantir mais facilidade a partir do próximo ano.

O primeiro grupo a passar por essa mudança reúne aproximadamente 13 mil grandes empresas que deverão detalhar os períodos trabalhados a partir do dia 03 de janeiro do ano que vem.

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As informações passarão a integrar o PPP eletrônico. E, a partir de então, ficará muito mais fácil para o INSS poder realizar essa análise, o que consequentemente vai resultar em mais facilidade para as pessoas conseguirem se aposentar.

Atualmente, toda essa documentação é feita de maneira física, e com a chegada da pandemia houve uma grande dificuldade em dar entrada na aposentadoria. Ou seja, muita gente não conseguiu a aposentadoria especial por conta disso.

Essa digitalização do sistema, trazendo mais modernidade, também vai colaborar para que as empresas tenham muito mais facilidade. No final das contas todos saem ganhando, desde o colaborador até a empresa.

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Um pouco mais sobre o INSS

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social que é uma autarquia do Governo Federal vinculada ao Ministério da Economia. Ela recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

É o INSS o responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios concedidos a quem adquire o direito a eles.

Vale destacar que o INSS trabalha junto à Dataprev que é uma empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência. Além do regime geral, os estados e municípios podem instituir seus próprios regimes financiados por contribuições específicas.

O Instituto foi criado com base no Decreto nº 99.350 de 27 de junho de 1990 mediante a fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

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