Auxílio emergencial

O auxílio emergencial está voltando neste mês de abril. Para quem recebeu o benefício no ano passado, ele será pago automaticamente neste ano. Mas como fazer para sacá-lo? Será preciso ir até a Caixa Federal?
A verdade é que com a chegada da tecnologia, você não precisa mais ir até um caixa eletrônico para sacar o benefício. Dá para fazer tudo pelo seu smartphone. E de maneira bem simples e descomplicada. Pode acreditar.
Por isso, vamos falar hoje um pouco mais sobre como você pode transferir o auxílio emergencial para sua conta digital e começar a usar o benefício. Quer saber mais? Então continue com a gente só mais três minutinhos.
Como receber o auxílio emergencial?
Para quem já estava recebendo o benefício no ano passado, ele será pago automaticamente neste ano. Quem ainda não recebeu o auxílio emergencial também pode se inscrever para receber.
Nesse caso é preciso baixar o App auxílio emergencial, fazer um pequeno cadastro e remeter para análise. Depois é necessário baixar um outro App chamado “Caixa Tem”, pois é por lá que o benefício será pago.
O governo ainda não divulgou o calendário de pagamentos. Mas assim que ele sair, o dinheiro é creditado nesta data no próprio aplicativo. A novidade é que você pode cadastrar uma chave Pix no Caixa Tem.
Dessa forma, você consegue fazer uma transferência gratuita e ilimitada para qualquer outro banco, seja ele um banco tradicional ou até mesmo um banco digital. É bem simples mesmo. Se preferir você pode pagar as suas contas pelo próprio aplicativo.
Veja também:
- Mercado Pago ou Inter? Qual escolher?
- PicPay lança pagamentos via chat
- Santander: um banco tradicional ou digital?
Transferindo os recursos para um banco digital
No ano passado, assim que o dinheiro era disponibilizado na conta do Caixa Tem, demorava um mês para ele poder ser transferido para outras contas. Essa regra poderá valer também para esse ano.
Nesse caso, a solução é abrir uma conta digital, seja no Banco Inter, Mercado Pago, PicPay, Nubank ou qualquer outro, e gerar um boleto no valor do benefício. Então basta acessar o Caixa Tem e pagar esse boleto.
No próximo dia útil o dinheiro já estará disponível na sua conta digital para você poder usá-lo como quiser. Você pode até fazer a retirada do dinheiro por um terminal do Banco24Horas, mas isso não é necessário.
Afinal, para que você vai precisar de dinheiro físico? Os bancos digitais disponibilizam um cartão de débito que pode ser usado nas compras físicas que você fizer. Então é só transferir o dinheiro para eles e pronto.
Tenha cautela com os gastos
Apesar do auxílio emergencial estar de volta é preciso bastante cautela nos gastos. Primeiro porque o valor do benefício será menor, algo em torno de R$ 250, e segundo porque esse é um momento de incertezas.
Mesmo com a vacinação avançando no país, ainda estamos registrando um grande número de óbitos por Covid-19. As consequências são o isolamento social e uma queda na atividade econômica do país.
Por isso, na hora de fazer as compras do supermercado procure comprar somente o que for necessário. Evite os gastos supérfluos, e se você conseguir fazer sobrar alguma coisa, guarde, nunca se sabe o dia de amanhã.
A pandemia, apesar de todo mal que causou para o mundo, veio nos ensinar a ser mais prudentes no momento de gastar. É preciso pensar na construção de uma reserva de emergência para não passar pelas mesmas dificuldades.
Dessa forma, na hora de gastar sempre pense: eu preciso mesmo disso? Ao se fazer essa pergunta, é bem provável que você vai conter o impulso consumista. Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.