Auxílio emergencial digital? Tire suas dúvidas!

Neste mês de abril o auxílio emergencial voltará a ser pago, para alívio de muitas famílias brasileiras. Confira neste artigo como você pode fazer para receber esse benefício do governo!

Publicidade
Publicidade

Auxílio emergencial

auxílio emergencial

O auxílio emergencial está voltando neste mês de abril. Para quem recebeu o benefício no ano passado, ele será pago automaticamente neste ano. Mas como fazer para sacá-lo? Será preciso ir até a Caixa Federal?

A verdade é que com a chegada da tecnologia, você não precisa mais ir até um caixa eletrônico para sacar o benefício. Dá para fazer tudo pelo seu smartphone. E de maneira bem simples e descomplicada. Pode acreditar.

Por isso, vamos falar hoje um pouco mais sobre como você pode transferir o auxílio emergencial para sua conta digital e começar a usar o benefício. Quer saber mais? Então continue com a gente só mais três minutinhos.

Como receber o auxílio emergencial?

Para quem já estava recebendo o benefício no ano passado, ele será pago automaticamente neste ano. Quem ainda não recebeu o auxílio emergencial também pode se inscrever para receber.

Anúncios
Publicidade

Nesse caso é preciso baixar o App auxílio emergencial, fazer um pequeno cadastro e remeter para análise. Depois é necessário baixar um outro App chamado “Caixa Tem”, pois é por lá que o benefício será pago.

O governo ainda não divulgou o calendário de pagamentos. Mas assim que ele sair, o dinheiro é creditado nesta data no próprio aplicativo. A novidade é que você pode cadastrar uma chave Pix no Caixa Tem.

Publicidade

Dessa forma, você consegue fazer uma transferência gratuita e ilimitada para qualquer outro banco, seja ele um banco tradicional ou até mesmo um banco digital. É bem simples mesmo. Se preferir você pode pagar as suas contas pelo próprio aplicativo.


Veja também:


Transferindo os recursos para um banco digital

No ano passado, assim que o dinheiro era disponibilizado na conta do Caixa Tem, demorava um mês para ele poder ser transferido para outras contas. Essa regra poderá valer também para esse ano.

Nesse caso, a solução é abrir uma conta digital, seja no Banco Inter, Mercado Pago, PicPay, Nubank ou qualquer outro, e gerar um boleto no valor do benefício. Então basta acessar o Caixa Tem e pagar esse boleto.

Publicidade

No próximo dia útil o dinheiro já estará disponível na sua conta digital para você poder usá-lo como quiser. Você pode até fazer a retirada do dinheiro por um terminal do Banco24Horas, mas isso não é necessário.

Afinal, para que você vai precisar de dinheiro físico? Os bancos digitais disponibilizam um cartão de débito que pode ser usado nas compras físicas que você fizer. Então é só transferir o dinheiro para eles e pronto.

Tenha cautela com os gastos

Apesar do auxílio emergencial estar de volta é preciso bastante cautela nos gastos. Primeiro porque o valor do benefício será menor, algo em torno de R$ 250, e segundo porque esse é um momento de incertezas.

Publicidade

Mesmo com a vacinação avançando no país, ainda estamos registrando um grande número de óbitos por Covid-19. As consequências são o isolamento social e uma queda na atividade econômica do país.

Por isso, na hora de fazer as compras do supermercado procure comprar somente o que for necessário. Evite os gastos supérfluos, e se você conseguir fazer sobrar alguma coisa, guarde, nunca se sabe o dia de amanhã.

A pandemia, apesar de todo mal que causou para o mundo, veio nos ensinar a ser mais prudentes no momento de gastar. É preciso pensar na construção de uma reserva de emergência para não passar pelas mesmas dificuldades.

Dessa forma, na hora de gastar sempre pense: eu preciso mesmo disso? Ao se fazer essa pergunta, é bem provável que você vai conter o impulso consumista. Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.