Banco digital e tradicional: qual é a melhor opção?

Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre banco digital e tradicional. Entenda as taxas, relacionamento com o cliente, praticidade, e muito mais.

Publicidade
Anúncios

Banco digital e tradicional

banco digital

Com o avanço da tecnologia, o mercado de bancos digitais aumentou consideravelmente. 

Agora, é possível encontrar diversas opções que oferecem serviços gratuitos e um atendimento personalizado. 

No entanto, diante de tantos benefícios, será que eles são as melhore opções para cuidar do seu dinheiro?

Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre banco digital e tradicional. 

Anúncios
Publicidade

Vamos falar sobre questões relacionadas a taxas, relacionamento com o cliente e praticidade. 

Continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Publicidade

Quais são as diferenças entre o banco digital e tradicional? 

Uma das principais diferenças entre banco digital e tradicional é em relação aos serviços gratuitos. 

Geralmente, os bancos digitais não cobram taxas para vários serviços, entre os quais: conta corrente, pagamento de boleto, transferência entre contas e aplicações em investimentos. 

Claro, existem alguns bancos que cobram taxas para serviços como DOC ou TED. No entanto, o valor é mais econômico se for comparado com outras opções disponíveis no mercado. 

Publicidade

Nos bancos digitais, não é necessário ir até as agências físicas para resolver os problemas financeiros. Por meio de um aparelho móvel, é possível conversar com um atendente e tirar todas as suas dúvidas. 

Essa praticidade economiza bastante tempo, especialmente quando um cliente precisa enfrentar longas filas em bancos mais tradicionais. 

Nunca é demais lembrar que os bancos digitais fornecem para o cliente tanto a opção de crédito como de débito. 

Publicidade

Além disso, é possível aplicar investimentos em vários produtos. Na maioria dos casos, o valor rende mais que a poupança. 

No mercado, é possível encontrar vários tipos de contas digitais. Dentre as mais, pode-se citar: Agibank, Banco Original, Banco Inter, C6 Bank, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank e PagSeguro. 

Contas digitais são recomendadas para as pessoas que buscam uma nova forma de lidar com o dinheiro com comodidade e segurança. 

Sabemos que os bancos tradicionais já migraram muitos serviços para o ambiente online. No entanto, a falta de praticidade e o relacionamento personalizado ainda são pontos que precisam ser trabalhados por algumas instituições. 

Veja mais em: 

Vale a pena escolher um banco tradicional? 

Apesar do avanço da tecnologia, os bancos tradicionais são ótimas opções, especialmente para os usuários que não têm afinidade com as novas ferramentas. 

Publicidade

Boa parte dos brasileiros ainda prefere o contato físico com o gerente, a assinatura do papel e outras características que são predominantes nos bancos tradicionais. 

Publicidade

Além disso, a falta de suporte qualificado e a participação de robôs no atendimento online podem gerar problemas na relação entre Banco e cliente. 

Existem alguns bancos online que têm contato presencial com os seus clientes. No entanto, a comunicação não ocorre com qualidade. 

Para aumentar a confiança dos correntistas em relação às novas tecnologias, as instituições tradicionais têm investido em uma comunicação por meio de chat e o uso do velho e bom telefone. 

Outro ponto negativo do banco digital e que pode influenciar na decisão é a experiência no mercado. 

A maioria das instituições foram fundadas há pouco tempo e essa característica causa insegurança entre os clientes, especialmente nos mais conservadores. 

Publicidade

A escolha entre o banco digital e tradicional dependerá das suas necessidades como cliente. 

Portanto, você deve avaliar o que é mais importante para a sua rotina: praticidade, atendimento personalizado, contato com gerente do banco tradicional, economia com tarifas, entre outras características. 


Após descobrir as principais diferenças entre o banco digital e tradicional, acesse esse artigo e aprenda como abrir a sua conta digital.