Benefícios de ensinar linguagem de programação para crianças!

A linguagem de programação é um dos estudos que está se tornando uma grande tendência, não só para melhorar o currículo, como também para desenvolver diversas habilidades nas crianças.

Publicidade
Publicidade

Linguagem de programação para crianças

Linguagem de programação

O inglês há algum tempo deixou de ser um diferencial, tornando-se uma verdadeira necessidade para quem quer se destacar no mercado. No entanto, uma nova tendência está sendo apontada para o futuro: o ensino de linguagem de programação para crianças.

Há quem diga, inclusive, que o “analfabetismo do futuro” será não conhecer as linguagens de programação. Portanto, esse não será apenas um diferencial no currículo, mas também nas habilidades desenvolvidas pelas próprias crianças.

Inclusive há uma série de benefícios na vida dos pequenos ao aprenderem desde cedo linguagem de programação. Quer saber quais são esses benefícios? Então fique com a gente só mais três minutinhos neste post e confira.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Um cartão de crédito repleto de benefícios!
Você permanecerá no site atual

1 – Desenvolvimento do raciocínio lógico

Toda e qualquer linguagem de programação é baseada em princípios da lógica. Sendo assim, ao lidar com ela desde cedo, os pequenos desenvolvem muito esse tipo de raciocínio que é fundamental para a resolução de problemas.

Anúncios
Publicidade

Além disso, o desenvolvimento do raciocínio lógico ajuda a criança a aumentar a análise de possibilidades, conseguindo assim tomar decisões de maneira mais assertiva. Inclusive isso ajuda a reduzir a ansiedade das crianças.

Todas essas características ainda contribuem para um bom desempenho em matemática, e na capacidade de pensar logicamente, o que contribui para uma melhor comunicação e na gestão dos problemas do dia a dia.

Publicidade

Resumidamente, essa é uma habilidade que fará uma grande diferença na vida da criança, não só em relação ao currículo mas também no seu desenvolvimento. Por isso, esse tipo de ensino está se tornando uma verdadeira tendência.

2 – Garante um uso mais crítico da tecnologia

As crianças e adolescentes de hoje não sabem como era o mundo antes da internet. Eles já nasceram imersos na tecnologia. Por isso, a cultura digital é bastante difundida entre eles e a linguagem de programação ajuda a transformar essa relação.

Ou seja, eles passarão a ter uma relação mais saudável e crítica com a tecnologia entendendo melhor o que está por trás das ferramentas que elas tanto usam, passando a enxergá-las como instrumentos de desenvolvimento social.


Veja também:


3 – Mais estímulo ao protagonismo estudantil

Publicidade

A programação é muito mais divertida do que as tradicionais lições escolares. Afinal, há um mundo de possibilidades dos códigos de computação estimularem a criatividade dos pequenos desenvolvedores.

Eles passam a criar algoritmos dos mais simples aos mais complexos, estimulando assim o protagonismo do estudante que através das orientações do professor e da sua própria capacidade de observação, explora linguagens de programação com autonomia.

4 – Melhora o desempenho escolar

A linguagem de programação promove um melhor desempenho escolar, afinal o raciocínio lógico, a criatividade e outras habilidades que são favorecidas por esse aprendizado ajudam a melhorar o desempenho da criança na escola.

Publicidade

Com isso, ela terá mais facilidade com as ciências exatas, além de ter até o inglês estimulado, uma vez que a maioria das linguagens computacionais usam esse idioma. O benefício é ainda mais evidente na Matemática, pois eles aprendem a aplicar fórmulas e conceitos de maneira dinâmica e contextualizada.

5 – Ajuda na formação profissional

Para finalizar, o ensino de linguagem de programação vai de encontro a grandes tendências educacionais e do mercado de trabalho. Inclusive, um estudo feito pela Dell Technologies mostra que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas.

Elas surgirão por conta da transformação digital, e aí está mais um dos motivos para que desde cedo as crianças aprendam linguagem de programação. Portanto, motivos não faltam para você investir na educação do seu filho.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.