Black Friday 2021

Normalmente a Black Friday é uma data conhecida por vender mais eletrodomésticos, eletrônicos e outros produtos de desejo. Entretanto, em 2021 ela foi um pouco diferente, sendo que os principais itens vendidos foram produtos domésticos e itens úteis.
Para se ter uma ideia, de acordo como o ranking da Radares Simplex, os pneus foram os líderes nas buscas de 2021, seguidos de acessórios voltados para home office. Essa é uma clara influência exercida pela pandemia.
Esse resultado vai na contramão de pesquisas realizadas em anos anteriores, onde havia mais interesse em celulares e eletrônicos em geral. Inclusive, a expectativa é que esse setor correspondesse a 56% das vendas.
Maior venda de itens úteis e produtos domésticos
Conforme antecipamos, a Black Friday foi um pouco diferente do normal neste ano de 2021. Uma das maiores influências foi a inflação que tirou um grande poder de compra dos brasileiros, fazendo-os ser mais racionais neste período.
Se antes a maior parte das compras era de artigos eletrônicos, agora quem liderou as vendas em 2021 foram os itens úteis e produtos domésticos, inclusive materiais e acessórios voltados para o home office.
Segundo a Simplex, o comportamento dos consumidores pelos smartphones nesta Black Friday chamou a atenção. Afinal, na primeira semana houve uma maior procura por celulares topo de linha, e na última semana a busca foi por celulares em promoção.
Essa mudança pode ser atribuída à questão econômica que pode ter sido o motivo para o termo “bebidas por atacado” estar entre os mais procurados por quatro semanas consecutivas durante o evento.
Leia também:
- Banco Pan: Conheça a nova conta digital!
- Conheça agora os principais serviços do Banco Pan
- Empréstimo na hora pelo App? No Banco Pan você encontra!
Pneus foram os itens mais vendidos na Black Friday
Entre os dias 21 e 27 de novembro, os pneus foram os itens de maior interesse pelos brasileiros. No total foram quase 20 mil buscas, um número 14% maior do que no mesmo período do ano passado.
A segunda posição no ranking de pesquisas foi ocupada por cadeiras de escritório, mais ergonômicas e apropriadas ao trabalho em frente ao computador por muitas horas. A busca por notebooks também cresceu.
Para se ter uma ideia, houve um aumento de 646% em relação ao mesmo período do ano passado, e a procura por TVs, somando-se os mais variados modelos e tamanhos cresceu 262% no mesmo período.
Outros produtos que também contaram com um aumento de procura no Radar Simplex, foram as lavadoras de roupa do modelo lava e seca, guarda-roupas, sofás e poltronas. As alianças também cresceram nas buscas, representando um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado.
Games também tiveram procura relevante
Como não poderia deixar de ser, o mundo gamer também se destacou entre as buscas. De acordo com o levantamento, o Xiaomi POCO X3 e o PlayStation 5 estavam entre os itens mais procurados durante a Black Friday deste ano.
De modo geral, o comportamento do consumidor foi marcado por mais racionalidade, uma vez que a inflação deverá fechar o ano acima dos dois dígitos. Portanto, muita gente procurou aproveitar para comprar itens de consumo mais baratos.
Ao que tudo indica o Copom deverá continuar elevando a Taxa Selic que deverá sofrer mais uma alta na última reunião deste ano. Ela saiu de 2% ao ano no início deste ano, indo para 7,75% na última reunião do Conselho.
Portanto, com a taxa Selic e inflação em alta, o que se pode esperar para 2022 é uma retração econômica que poderá acarretar ainda mais em desemprego no país. Por isso, a cautela passa a tomar conta do comportamento do brasileiro.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.