Black Friday e Pix. Como será este ano? Entenda!

Na Black Friday do ano passado o Pix estava apenas começando e ainda assim movimentou cerca de R$ 3,314 bilhões em mais de 3 milhões de transações. Para esse ano, espera-se um uso ainda maior.

Publicidade
Anúncios

Black Friday e Pix

Black Friday e Pix

Apesar de não ter completado ainda nem um ano de vida, o Pix já ganhou um grande destaque, não só entre as pessoas físicas como no comércio em geral. Hoje, muitas empresas já aceitam essa forma de pagamento.

Vale lembrar que o Pix começou no dia 16 de novembro do ano passado, e com apenas duas semanas de vida, ele movimentou cerca de R$ 3,314 bilhões em mais de 3 milhões de transações na Black Friday.

É importante destacar que em 2020, Magazine Luiza, MercadoLivre, B2W Americanas, Submarino, Shoptime e Via não ofereciam a possibilidade das vendas via Pix para seus clientes. Portanto, esse ano promete.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

SEM ANUIDADE
 
NEGATIVADO
O cartão Visa PagBank* é grátis, sem anuidade e internacional.
Você permanecerá no site atual

Como será a Black Friday com Pix esse ano?

O Pix, conforme antecipamos, foi oficialmente lançado no dia 16 de novembro do ano passado, sendo que de lá pra cá, a plataforma do Banco Central se popularizou bastante. E isso pode ser visto nos números.

Anúncios
Publicidade

Afinal, em menos de um ano após o seu surgimento, o Pix é o segundo meio de pagamento mais usado pela população nas transações à vista. Os dados são da pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

A modalidade já superou os cartões e fica apenas atrás do dinheiro em espécie. Nas compras online o uso do Pix para pagamento de compras corresponde a 26%. Essa é a terceira principal utilização do serviço.

Publicidade

Um dos motivos para tamanho sucesso é a possibilidade de evitar ou minimizar o contato físico com máquinas ou pessoas. Inclusive, esse é um dos fatores que ajudou a alavancar o sistema de pagamento durante a pandemia.


Leia também:


Número de usuários usando o Pix só cresce no país

Para se ter uma ideia, atualmente o número de usuários que já fizeram ao menos uma transação via Pix está perto da casa dos 80 milhões. E pelo jeito, esse número deverá crescer ainda mais nos próximos meses.

De acordo com um estudo recente divulgado pela Méliuz, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday em 2021. E grande parte desses entrevistados desejam fazer o pagamento usando Pix.

Publicidade

O cartão ainda é a modalidade reinante, sendo que 74% dos entrevistados disseram que pretendem parcelar no cartão de crédito as compras. Outros 27,3% afirmaram que querem comprar com o crédito à vista e 11,5% vão usar o Pix.

Uma outra pesquisa feita pelo Reclame Aqui revelou que 59,5% dos brasileiros já usaram essa nova modalidade de pagamento para fazer compras online. Isso mostra que o Pix está no radar dos consumidores.

Benefícios do Pix na Black Friday

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) junto com o portal Bolso Feliz, aproximadamente 52 milhões de brasileiros possuem cartão de crédito. Isso representa ¼ da população do país.

Publicidade

Com o avanço dos bancos digitais, está acontecendo uma maior democratização do acesso ao crédito, e por isso, o Pix deverá ser um dos meios de pagamento mais usados por quem deseja comprar online mas não tem cartão.

Um dos benefícios que ele traz em substituição ao boleto bancário é que o dinheiro cai na hora para o lojista. Isso é bom para o fluxo de caixa da empresa, e para o consumidor também, uma vez que receberá o produto mais rapidamente.

Por isso, para esse ano espera-se que o volume de negociação envolvendo o Pix na Black Friday seja bem maior que o ano passado, isso tanto nas compras online quanto nas compras presenciais. É esperar para ver.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.