Bradesco passa a atuar como Iniciador de Pagamentos

Certificação de segurança foi concedida ao Banco Bradesco pelo Banco Central para que a instituição possa atuar como iniciadora de pagamentos. Entenda o que isso significa.

Publicidade
Anúncios

Bradesco

Nas últimas semanas, foi concedida ao Banco Bradesco a certificação de segurança, que consiste na primeira fase de aprovação para que a instituição bancária possa atuar como iniciadora de transações de pagamento (ITP). 

Sendo assim, os clientes do Bradesco poderão agora fazer transferências Pix utilizando o aplicativo do Bradesco, porém utilizando o saldo disponível em outras instituições bancárias ou de pagamentos.

Quer entender melhor como esse processo funciona e o que passa a mudar nos métodos de pagamentos do Banco Bradesco? Confira mais informações na matéria a seguir.

CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Abra a sua conta e peça o seu cartão!
Você permanecerá no site atual

Bradesco recebe certificação de segurança

De acordo com Antonio Daissuke, Diretor de Conta Corrente do Bradesco, “A nova modalidade é mais um benefício do Open Finance que vem para facilitar e simplificar o dia a dia dos nossos clientes. Com o iniciador de pagamentos, eles vão conseguir comandar suas transferências e pagamentos via Pix, inclusive de recursos que estão em outros bancos”. 

Anúncios
Publicidade

Essa nova ferramenta permite aos usuários iniciarem um pagamento no aplicativo ou mesmo pelo site da empresa que está vendendo um serviço ou produto. Então, o cliente é redirecionado para o ambiente digital do banco, sendo que não há necessidade de fechar o site da empresa para abrir o do banco.

Além disso, para que a transação seja concluída, é necessário que o cliente faça uma confirmação de segurança e dê o seu consentimento. Todas as instituições financeiras que aderem a essa modalidade precisam necessariamente de um selo de segurança que só pode ser concedido pelo Banco Central.

Publicidade

Sem contar que elas precisam seguir várias regras de sigilo bancário, proteção de dados e segurança. Todos esses requisitos são determinados pela Convenção do Open Finance no Brasil.

Pioneirismo na tecnologia

A primeira instituição brasileira que recebeu a autorização do Banco Central para atuar como iniciadora de transações de pagamentos foi o Banco do Brasil. Inicialmente, porém, a tecnologia permite apenas que os clientes façam transferências utilizando o Pix. 

Como esse processo é regulamentado pelo Banco Central, o iniciador de transação de pagamentos é uma ferramenta extremamente segura, e apenas as instituições que são aprovadas pela autarquia podem utilizar esse tipo de ferramenta e tecnologia. Isso porque os pagamentos são realizados nas instituições financeiras em que os clientes têm uma conta aberta e ativa.

Publicidade

Vale lembrar também que em 29 de outubro de 2021, o Brasil entrou na sua terceira fase do Open Banking. Isso permitiu que a tecnologia de pagamentos e transferências instantâneas do Pix fosse incorporada à tecnologia de iniciação de pagamentos.

Com o compartilhamento de informações sobre essa tecnologia de transferência instantânea, futuramente é possível que as instituições possibilitem aos usuários fazer transações fora dos aplicativos das próprias instituições financeiras. 

O Pix

Embora a tecnologia do Pix já existisse há alguns anos, foi somente em 2020 que ela foi liberada pelo Banco Central. Ela foi criada para que servisse com um meio de pagamento bem mais amplo do que as outras modalidades existentes.

Publicidade

Hoje, qualquer pagamento pode ser feito com o Pix, que entrou para substituir pagamentos feitos por DOC, TED, cartão e até mesmo boleto. Basta um aparelho celular para que os usuários façam transferências instantâneas de uma instituição financeira para outra, sem cobrança de taxas.

Basta para isso fazer o cadastro da chave, que pode ser aleatória, ou então algum dado pessoal, como celular, e-mail ou CPF. Inclusive, alguns bancos também oferecem condições especiais ao cadastrar uma chave Pix, como isenção da anuidade do cartão de crédito, por exemplo.

Gostou de saber sobre as novidades do Banco Bradesco? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais, e ajude-nos a divulgar esse tipo de informação para mais pessoas!