Auxílio emergencial

Demorou, mas saiu. O calendário de pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial finalmente foi divulgado pela Caixa Federal.
A divulgação aconteceu na noite desta quinta-feira (25/06) e abrange todos os beneficiários que fizeram o cadastro pelo aplicativo “Caixa | Auxilio Emergencial”.
Havia uma grande expectativa sobre este calendário, visto que o mês de junho já está chegando ao seu final, e as pessoas estão precisando acertar as suas contas.
Tecnicamente essa é a última parcela do benefício concedido pelo governo para ajudar no combate ao novo coronavírus. No entanto, embora em um valor menor, o auxílio deverá ser prorrogado por mais dois meses.
Pagamento do auxílio emergencial será por data de nascimento
Assim como aconteceu no pagamento da segunda parcela, o pagamento da terceira parcela será feito de acordo com a data de nascimento das pessoas.
Quem é beneficiário do Bolsa Família já começou, porém, a receber na semana passada. Sendo que neste caso o pagamento foi feito de acordo com o número do último dígito do NIS.
Para quem fez o cadastro pelo aplicativo da Caixa, o pagamento será feito através do aplicativo Caixa Tem e poderá ser usado, portanto, para compras e pagamentos de boleto em um primeiro momento.
O saque e a transferência para outros bancos estarão disponíveis somente no final de julho, sendo que os saques acontecerão também por data de nascimento.
Veja também:
Calendário dos depósitos do auxílio emergencial
Conforme já antecipamos, o pagamento da terceira parcela será efetuado primeiramente nas contas digitais seguindo o mês de nascimento do beneficiário.
Os pagamentos começam a acontecer na segunda-feira (29/06) para quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro, seguindo o cronograma abaixo:
– 27 de junho – nascidos em janeiro e fevereiro;
– 30 de junho – nascidos em março e abril;
– 01 de julho – nascidos em maio e junho;
– 02 de julho – nascidos em julho e agosto;
– 03 de julho – nascidos em setembro e outubro;
– 04 de julho – nascidos em novembro e dezembro.
Lembrando que junto com a terceira parcela será pago também a segunda parcela para quem faz parte do segundo lote de aprovados e a primeira parcela para o quarto lote de aprovados no benefício.
Saques em dinheiro do benefício
Quem quiser sacar o benefício ou transferir para outras contas correntes deverá esperar mais um pouco. A liberação deve acontecer somente após o dia 18 de julho, seguindo o seguinte calendário:
– 18 de julho – nascidos em janeiro;
– 25 de julho – nascidos em fevereiro;
– 01 de agosto – nascidos em março;
– 08 de agosto – nascidos em abril;
– 15 de agosto – nascidos em maio;
– 29 de agosto – nascidos em junho;
– 01 de setembro – nascidos em julho;
– 08 de setembro – nascidos em agosto;
– 10 de setembro – nascidos em setembro;
– 12 de setembro – nascidos em outubro;
– 15 de setembro – nascidos em novembro;
– 19 de setembro – nascidos em dezembro.
Como pode-se observar, quem nasceu nos últimos meses do ano poderá demorar até três meses para sacar o benefício. Por isso, o ideal é utilizar o aplicativo Caixa Tem para fazer compras e pagamentos.
Benefício pode ser transferido para sistemas de pagamentos
Quem tem facilidade com a tecnologia poderá, no entanto, transferir o benefício para alguns aplicativos como o Mercado Pago e PicPay.
Além disso, bancos digitais como Nubank e Banco Inter aceitam depósitos por meio de pagamento de boletos, então basta gerar o boleto e pagar pelo aplicativo do Caixa Tem. Em um dia útil o dinheiro estará na conta.
Já quem quer realmente sacar o dinheiro em espécie, terá, portanto, que esperar o dia estipulado pelo governo conforme o calendário acima.
Gostou desta matéria? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.