Cartão de crédito para menor de idade: existe?

Quer que o seu adolescente aprenda sobre educação financeira de uma forma mais rápida e prática? Continue a leitura e descubra.

Publicidade
Anúncios

Cartão de crédito para menor de idade: existe?

adolescente cartao

A lei brasileira não autoriza a emissão de um cartão de crédito para menores de idade. No entanto, existem alternativas para os pais que gostariam de conceder esse benefício aos filhos. 

Isso é muito importante, pois o adolescente aprende sobre educação financeira de uma forma mais rápida e prática. 

Quer saber quais são as opções de cartões disponíveis? 

Então, continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas.

Anúncios
Publicidade

Como oferecer um cartão para o meu filho? 

Para os pais que pretendem dar mais liberdade financeira para os filhos, existem duas opções interessantes: cartão adicional e cartão pré-pago. 

Conheça abaixo cada uma.

Publicidade

Cartão adicional 

Sem dúvidas, o cartão adicional é uma das melhores opções para oferecer ao seu filho. Grande parte das redes permitem que os pais escolham o valor do limite do cartão.

Outro ponto importante é que os gastos do cartão adicional são enviados para a fatura do titular. Assim, você tem mais controle em relação ao seu dinheiro. 

Nunca é demais lembrar que o cartão adicional é autorizado somente para adolescentes maiores de 16 anos. 

Publicidade

Antes de escolher um cartão adicional para o seu filho, é importante verificar quais são as vantagens da rede. Assim, ele também pode ter uma série de benefícios. 

Veja mais em: 

Pré-pago 

O cartão pré-pago também é uma ótima opção para quem tem menos de 18 anos. Ele funciona como um cartão de ônibus ou de vale-refeição. 

Publicidade

O cliente só pode utilizar o cartão pré-pago quando ele tem saldo. Caso contrário, a transação não é autorizada. 

Existem diversas empresas que oferecem cartão pré-pago para os clientes. Dentre as mais comuns, encontra-se: Elo, PagBank, Ourocard e Mastercard. 

A principal diferença do cartão pré-pago para o cartão de crédito é que ele não parcela as suas compras. Elas são efetuadas somente na função de débito. 

Apesar dessa desvantagem, no PagBank, por exemplo, você tem liberdade para efetuar assinaturas em vários tipos de serviços de streaming: Netflix, Telecine Play, HBO, Globo Play, entre outros. 

Outro ponto positivo é que o cartão pode ser recarregado de diversas formas, garantindo praticidade para o consumidor: boleto bancário, depósito ou débito online. 

Ele ainda é aceito em lojas online e lojas físicas. Para completar, o cliente tem vantagens exclusivas em lojas parceiras. 

Publicidade

Como funciona a conta digital para jovens? 

Outra forma interessante de controlar a mesada do filho é por meio de uma conta. O Banco do Brasil tem a opção de Conta Jovem. Ela aceita cadastro somente de jovens que ainda não entraram para a universidade – entre 12 a 21 anos. 

Publicidade

Ela é muito interessante porque o cliente tem direito não só a um cartão mas também a cheque. 

Se você tem interesse em abrir uma conta jovem, deve ir até uma agência com os seguintes documentos. 

– Carteira de identidade e CPF (original). Menor de 18 anos deve apresentar carteira de identidade e CPF do responsável;

– Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias).

Antes de oferecer um cartão adicional para o seu filho ou abrir uma conta, lembre-se de analisar o seu planejamento financeiro. Caso contrário, poderá ter problemas financeiros no futuro com o excesso de gastos. 

Publicidade

Após descobrir se existe cartão de crédito para menores de 18 anos, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes importantes que podem impactar a sua vida financeira.