Cartão virtual: você sabe como ele funciona?

Neste artigo você aprenderá sobre o cartão virtual. Ele proporciona muito mais segurança quando o assunto é compra online. Confira.

Publicidade
Anúncios

Cartão virtual

cartão virtual

A tecnologia está revolucionando as nossas vidas. Isso é inquestionável. E uma das grandes novidades é o cartão virtual.

Você já ouviu falar nele? É bem provável que sim, até porque, hoje em dia os bancos mais tradicionais já estão oferecendo esse produto.

E também não é para menos. Afinal, ele proporciona muito mais segurança quando o assunto é compra online.

Ficou interessado? Quer saber como funciona essa opção? Então continue com a gente mais alguns minutinhos.

Anúncios
Publicidade

O que é o cartão virtual?

Para quem ainda não sabe, o cartão virtual é como qualquer outro, mas em vez de ser físico, ele só existe no ambiente online.

Ou seja, não é um cartão de crédito que você irá guardar na sua carteira física. Um outro detalhe é que o código de segurança deste cartão tem validade.

Publicidade

Sabe aquele código que fica atrás do seu cartão de crédito chamado de CVV e possui 3 ou 4 dígitos? Então, é esse código que expira no cartão virtual.

Cada instituição financeira possui as suas próprias regras, sendo que alguns cartões virtuais expiram em 24 horas, outros em 48 horas, e outros servem apenas para realizar uma única compra.

Pelo fato do código de segurança expirar, podemos dizer que esse é o método mais seguro para realizar compras online, sejam elas nacionais ou internacionais.

Como funciona?

Publicidade

Hoje em dia praticamente todas as instituições financeiras já oferecem esse produto. E ele é um complemento do seu cartão de crédito físico.

Até porque, tanto o limite quanto a fatura são os mesmos. Então, o que você gastar no cartão virtual, será cobrado na fatura do seu cartão físico.

Mas, como o código de segurança expira depois de um determinado tempo, para realizar as compras online, este cartão é considerado mais seguro.

Publicidade

E para gerá-lo não tem segredo. Se o seu banco oferece essa opção, é só acessar o App, ir em cartão de crédito e procurar pela opção de gerar um cartão virtual.

O ideal é que você faça as compras online sempre com ele, pois assim ficará mais fácil de se proteger contra os golpes na internet.


Veja também:


Por que esse cartão é mais seguro para compras online?

Conforme dissemos, o cartão virtual tem um prazo de validade. A grande maioria permite a realização de apenas uma única compra.

Por isso, se algum criminoso clonar esse cartão no momento da sua compra, ao tentar usá-lo, não vai conseguir, pois o cartão já terá expirado.

E a clonagem de cartão é um dos crimes cibernéticos mais comuns que existem, que geralmente dá bastante dor de cabeça para ser revertido.

Publicidade

Quais são as instituições que oferecem esse cartão?

Hoje em dia praticamente todos os bancos já oferecem essa opção para os seus clientes. Até por conta da segurança que ele oferece.

Publicidade

Ou seja, não são apenas os bancos digitais que disponibilizam o cartão virtual. Os maiores bancos do país também aderiram à essa modalidade.

Um bom exemplo é o Santander. Ao solicitar o cartão do banco e ser aprovado, você já pode baixar o App Way e gerar um cartão virtual para começar a usar. Sendo assim, você não precisa esperar o seu cartão físico chegar na residência.

Outro exemplo é o Itaú que também possibilita que seus clientes gerem um cartão virtual que expira em 48 horas.

Banco do Brasil, Nubank e tantos outros bancos também já estão oferecendo essa opção para seus correntistas. Esse é o futuro chegando em nossas vidas.

E você, já fez compras com um cartão virtual? Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Publicidade