Você está negativado? Leia este post e saiba como sair dessa!

Cansado de ter o nome negativado? Quer ficar livre de suas dívidas? Confira nossas dicas para sair dessa situação e melhorar sua vida financeira.

Publicidade
Anúncios

Você está negativado? Saiba como sair dessa

negativado

Durante o ano de 2020, você acumulou dívidas e não conseguiu evitar a negativação do seu nome? Quer saber como acertar essa situação?

O ano que passou não foi fácil para ninguém. De uma hora para outra muitas empresas fecharam as portas e empregos foram perdidos.

Sem renda, muitas pessoas não conseguiram honrar o seu compromisso, e como consequência viram o seu nome ser negativado.

Mas, o que fazer para mudar essa situação em 2021? Quer saber? Então continue por aqui só mais alguns minutinhos.

Anúncios
Publicidade

O que é estar com o nome negativado?

Antes de mais nada, você sabe o que é estar negativado? É importante saber disso, antes de você começar a negociar suas contas.

Afinal, você pode estar devendo e ao mesmo tempo não estar com o nome negativado. Sabe por quê? Porque nem sempre o credor faz isso.

Publicidade

A negativação do nome acontece quando ele aciona um birô de crédito apresentando uma dívida sua com ele. Essa dívida precisa estar assinada, e você precisa estar cadastrado na loja. Então ele acessa o SPC e Serasa e comunica a sua dívida com ele.

Uma outra forma de negativar o nome é protestando o título que você deve. Nesse caso, a loja vai até um cartório que dá um prazo para você pagar a dívida.

Se ela não for paga, o seu nome passa a ter uma restrição nos birôs, comprometendo o seu score e o seu histórico de bom pagador.

Como saber se meu nome está negativado?

Publicidade

Para saber se o seu nome está negativado você precisa fazer um pequeno cadastro nos birôs de crédito e então acessá-los.

Lá você consegue saber o valor da dívida, assim como a oportunidade de realizar uma negociação. Em alguns casos você pode ter até algum desconto.

Atualmente no Brasil existem 4 birôs de crédito: Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. É importante consultar cada um deles, pois a dívida pode estar cadastrada em um e no outro não.

Publicidade

Veja também:


Como fazer para sair dessa situação?

Se você já se certificou que está com seu nome negativado, o primeiro passo para sair dessa situação é começar a organizar as suas finanças.

Caso você já tenha recuperado a sua renda, faça um planejamento, e deixe uma parte dos seus ganhos disponível para começar a pagar quem você deve.

Depois, entre nos birôs e veja se esse credor disponibiliza uma forma parcelada de negociação, ou algum desconto sobre a dívida que você possui.

Caso não tenha, tente entrar em contato diretamente com o credor, explique a situação, mostre boa vontade em pagar e também as condições que você tem no momento.

Se ele não aceitar as suas condições, o melhor caminho é começar a poupar o dinheiro até atingir o montante da dívida, para então quitá-la à vista.

Publicidade

Existe a possibilidade de pagar a dívida com desconto?

Durante o ano de 2020, o Serasa realizou diversos feirões de renegociação de dívidas com descontos que chegaram a até 99%.

Publicidade

Por isso, dependendo da dívida que você possui, é possível pagá-la com descontos. No entanto, a responsável por conceder os descontos é a empresa credora e não a Serasa.

Então, pode acontecer da sua dívida não possuir descontos. Por isso é importante sempre entrar no site e acompanhar isso.

Mas, de certo modo, a melhor forma para você mudar a sua situação é começar a se organizar financeiramente. Só com planejamento e disciplina você sairá dessa.

Para ajudar, você pode fazer o curso Trilha Financeira, que é 100% online e gratuito, disponibilizado pela Serasa. Ele poderá ajudar você a organizar suas finanças.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e parentes nas redes sociais.

Publicidade