Como economizar energia em casa?

Sua conta de energia está alta? O custo da fatura de luz impacta diretamente o orçamento doméstico. Confira nossas dicas para você economizar.

Publicidade
Anúncios

Como economizar energia em casa?

economia de energia

Nos últimos meses, muitas pessoas reclamaram do valor da conta de energia elétrica. O aumento da fatura está trazendo mais dores de cabeça

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como economizar energia em sua casa.

Afinal, o custo da fatura impacta diretamente em nosso orçamento. 

Além de contribuir com o seu bolso, você preserva o nosso planeta, uma vez que os impactos das hidrelétricas influenciam negativamente no clima, fauna e na vegetação.

Anúncios
Publicidade

Quer saber como economizar energia e consequentemente reduzir seus gastos? 

Então, continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Publicidade

Como economizar energia em casa? 

A partir de agora vamos fornecer dicas dicas para que você aprenda como economizar energia em sua residência. 

Vamos lá? 

Escolha as lâmpadas certas 

Observe como são as lâmpadas da sua casa. Se elas forem incandescentes, a melhor dica é trocá-las pelas lâmpadas de LED. A segunda alternativa é seis vezes mais econômica que a incandescente. 

Publicidade

Para economizar ainda mais, não deixe as lâmpadas ligadas durante o período matutino ou em cômodos que não há presença de outros moradores. 

Outra dica interessante é aproveitar a iluminação natural. Para isso, aposte em paredes brancas e azulejos claros. Assim, a luz irá refletir melhor e não terá necessidade de acender as lâmpadas durante o dia. 

Evite banhos demorados 

Se você demora muito tempo no banheiro, é melhor repensar a sua rotina. Caso contrário, terá dificuldades de economizar energia. 

Publicidade

Fique atento também a temperatura da água. Dica: em períodos quentes ajuste a temperatura do chuveiro para o modo verão. Assim, diminui o consumo de energia. 

Veja mais em: 

Cuidado com o horário de pico 

O consumo de energia nos horários de pico é bem maior e puxa mais energia. Com isso, é importante que você evite usar aparelhos de alto consumo nesse horário.

Nessa lista, encontra-se: ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar. 

Atenção com a geladeira 

Existem algumas dicas que ajudam a economizar energia com a geladeira. 

Ao comprar uma geladeira, é importante observar se ela contém o selo Procel de Economia de Energia.  

Publicidade

Você também deve ficar atento na borracha da porta da sua geladeira. Se ela não estiver fechando corretamente, irá desperdiçar muita energia. Evite ficar abrindo a geladeira muitas vezes. Pegue tudo que precisa de uma só vez. 

Publicidade

Em um primeiro momento, essas dicas podem parecer óbvias, mas aos poucos perceberá os efeitos que elas podem causar em sua conta no final do mês. 

Utilize fotocélulas fora de casa 

As células fotoelétricas ajudam a economizar bastante a energia, pois elas evitam que as luzes externas da casa ficam acesas durante à noite. 

Esse alternativa é muito importante porque elas só acendem no período noturno ou quando alguma pessoa se aproxima. 

Não coloque forros nas prateleiras da geladeira

Muitas pessoas gostam de forrar as prateleiras das geladeiras com forrinhos. Porém essa prática pode gastar mais energia do que você imagina.

Quando você forra as prateleira, prejudica a circulação do ar frio na geladeira e faz o equipamento trabalhar mais, consumindo mais energia. 

Publicidade


Após descobrir como economizar energia, acesse esse artigo e aprenda o que fazer para sobrar dinheiro no final do mês.