Finanças para crianças

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a importância da educação financeira, sobretudo para as crianças, já que é um tema não muito difundido na grade escolar. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo.
Explique o valor do dinheiro
É muito importante que a criança saiba que o dinheiro não é algo ganho e sim algo conquistado. Por isso, é muito importante salientar para eles o processo de conquistade determinada quantia em dinheiro.
Dessa forma, elas vão crescer sabendo os processos por trás da geladeira cheia e dos brinquedos comprados para elas.
A importância de poupar
É necessário que desde cedo a criança já entenda a importância de guardar o dinheiro. Incentivar a criança a guardar sua mesada para ter aquele brinquedo mais caro ou aquele aparelho eletrônico pode ajudá-la a entender esse processo.
Pais exemplos
As crianças observam e copiam muito os pais. Por isso, é necessário dar o melhor exemplo dentro de casa, ensinando-as a fazer as melhores escolhas financeiras, como por exemplo, ao invés de comprar um suco em lata em uma lanchonete, comprar a fruta e fazer o suco em casa para poupar dinheiro, e também para que entenda que algo feito em casa além de econõmico, é também mais saudável.
Dar a responsabilidade para a criança
É interessante que a criança aprenda a mexer com o dinheiro na prática, muitos pais optam pela inclusão de uma mesada ou “semanada”, o que pode ser uma boa opção para ela aprender a economizar e ter responsabilidade com seu dinheiro.
Veja também:
- Benefícios de ensinar linguagem de programação para crianças!
- Precisamos conversar sobre educação financeira para crianças
- Neagle Bank: banco digital para crianças e adolescentes!
A diferença entre querer e precisar
É importante também ensinar desde cedo o que é necessidade e o que é desejo: com isso a criança vai aprender a priorizar a necessidade, como por exemplo, compras no mercado ao invés de comprar roupas novas.
Ensiná-la a fazer um orçamento
A partir dos 13 anos, a criança já consegue ter uma noção de contas e números para fazer um orçamento. Incentivá-la a fazer a lista de compras de um supermercado, por exemplo já pode dar a ela uma noção de como é feito um orçamento de uma forma mais simples.
Disciplina ao usar cartões de crédito
Os jovens com 16 e 17 anos já podem ter cartão de crédito vinculado à conta dos pais em alguns bancos. É importante salientar para o jovem o porque é necessário ter um limite de gastos, e pagar sempre o valor total da fatura na data certa, assim evitando os juros e não perdendo dinheiro.
Os pais podem impor um limite de gastos para o filho e dessa forma, ensiná-lo a ter mais responsabilidade sob os seus gastos e a se manter firme diante das possíveis tentações de gastos exorbitantes.
A importância da educação financeira em casa
No Brasil não é ensinado sobre educação financeira nas escolas e talvez por isso, temos um dos maiores índices de inadimplência e endividamentos.
A educação financeira é muito importante para toda e qualquer pessoa que deseja ter uma vida financeira tranquila e próspera.
Cabe aos pais ter um olhar a mais para a educação financeira de seus filhos, para assim prepará-los para um futuro mais próspero e estável.