Como evitar gastos desnecessários? Descubra aqui!

Listamos diversas dicas para que você aprenda como evitar gastos desnecessários e ir em busca dos seus sonhos com mais tranquilidade. Confira.

Publicidade
Anúncios

Como evitar gastos desnecessários

quitar as dividas

Os gastos desnecessários são os grandes vilões das finanças pessoais. Essa atitude só atrasa os nossos sonhos como a compra de um imóvel, uma viagem inesquecível ou até a compra de um carro. 

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como evitar gastos desnecessários e ir em busca dos seus sonhos com mais tranquilidade. 

Dúvida? 

Continue lendo artigo e aprenda de forma simples como economizar seu dinheiro. 

Anúncios
Publicidade

Vamos lá? 

Como evitar gastos desnecessários?

A partir de agora, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como evitar gastos desnecessários. 

Publicidade

Conheça  abaixo quais são os mais importantes. 

Classifique suas despesas 

Uma ótima forma de descobrir quais são os seus gastos desnecessários é colocando tudo no papel. 

Você deve registrar até mesmo aquelas gastos mais simples como o pacote de balas que comprou para o seu filho no sinal de trânsito. 

Publicidade

Ao final do mês, quando for analisar sua lista, com certeza irá se surpreender com a quantidade de gastos desnecessários.

Assim, conseguirá definir com mais facilidade o que deve ser cortado ou reduzido do seu orçamento. 

Outra dica para quem não gosta de ficar anotando em papel é baixar algum aplicativo que te ajude nessa tarefa.

Publicidade

Existe uma lista de aplicativos que ajudam a controlar as finanças. Os mais conhecidos são: Guiabolso, Organizze, Minhas Economias, Mobills, Moni e Wally. 

Antes de fazer o download, conheça as características de cada um para escolher a opção que mais combina com o seu perfil. 

O lado positivo é que os aplicativos são práticos e oferecem recursos interessantes para o consumidor controlar o dinheiro com facilidade e segurança. 

Faça lista para ir ao supermercado 

Um dos grandes erros das pessoas é ir ao supermercado sem fazer uma lista de compras. Na maioria das vezes, elas acabam consumindo mais do que necessário. 

Uma dica é planejar a alimentação da sua família durante o mês e comprar a quantidade certa. Assim, não corre risco de faltar nem jogar fora um produto que estragou ou passou da data de validade. 

Outro ponto positivo de fazer lista de compras é que você pode economizar fazendo uma pesquisa com os melhores preços. 

Publicidade

Pague suas contas sempre em dia 

Evite pagar suas contas em cima da hora, assim não correrá o risco de esquecer e ter que pagar juros. 

Publicidade

Além disso, algumas prestadoras de serviço oferecem descontos especiais para aqueles consumidores que fazem o pagamento adiantado. Dessa forma, você economiza e não esquece do pagamento. 

Veja mais em: 

Aplicativos para controlar dinheiro. Descubra as melhores opções!

Análise: como o coronavírus mudou a nossa relação com o dinheiro?

Como sobrar dinheiro no final do mês? Descubra aqui!

Publicidade

Evite comidas fora de casa e pedidos por aplicativos

Você já parou pra pensar o quanto gasta com refeições fora de casa e com pedido de comida por aplicativo? Provavelmente, o valor ultrapassa o limite do seu orçamento. 

A verdade é que essa é uma ação recorrente de muitas pessoas que dizem não ter tempo de preparar suas refeições.  Mas tirando algumas horas para preparar sua comida da semana, você pode economizar muito dinheiro. 

Renegocie as suas dívidas 

Os juros cobrados em cheque especial e crédito rotativo estão entre os mais caros. 

Então, se houver a oportunidade, recomendamos quitar as dívidas com juros mais altos. A negociação é importante para as duas partes.

È normal ter dificuldades para seguir essas recomendações no início, mas aos poucos será mais simples do que parece. Basta ter foco e pensar nos seus objetivos. 

Após descobrir como evitar gastos desnecessário, acesse esse artigo e descubra como ganhar dinheiro durante a quarentena.  

Publicidade