Como fazer compras online com segurança? Confira!

Com a chegada da pandemia, houve um aumento substancial das compras online, o que exige da parte dos consumidores, cuidados redobrados na hora de fornecer os dados em uma compra.



Anúncios



Anúncios

Compras online

dicas de segurança

As compras online que já vinham aumentando ano a ano antes da pandemia tiveram um crescimento substancial no ano passado. De acordo com o relatório SpendPulse da Mastercard, houve um aumento de 75% nas compras de e-commerce.

Tamanho crescimento também liga um sinal de alerta para os consumidores: a segurança nas compras online. Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) alerta para essa realidade.

De acordo com o executivo, quando realizamos uma compra online precisamos fornecer algumas informações como nome, CPF, e-mail, número do celular, e isso é bastante perigoso se o site não for de confiança.

CARTÃO MÉLIUZ
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO MÉLIUZ

CASHBACK
 
SEM ANUIDADE
Cartão seguro, online e com muito cashback
Você permanecerá no site atual

Alertas de segurança nas compras online

O executivo esclarece que é importante ficar alerta diante disso. Quando alguma empresa entrar em contato e você nunca tiver feito uma compra dela, é possível que ela tenha conseguido os seus dados de duas maneiras.



Anúncios



Anúncios

Uma delas foi comprando informações de maneira indevida, a outra foi invadindo o banco de dados de alguma empresa que você tenha realizado uma compra. Por isso é extremamente importante seguir algumas dicas de segurança fornecidas pelo IBEVAR.


Veja também:


1 – Compre sempre em sites conhecidos

Hoje em dia existem uma infinidade de sites e ofertas na internet. Por isso, mais do que nunca é preciso atenção na hora das compras. Uma delas é procurar comprar somente de sites e marketplaces conhecidos.

Evite, dessa maneira, comprar em e-commerces que você nunca ouviu falar. Além disso, sempre vá até o Reclame Aqui e veja como são as avaliações da empresa na internet. Isso faz uma tremenda diferença na hora de comprar.



Anúncios

2 – Cuidado com links que chegam ao seu e-mail

Quando você faz compras em um site, ou simplesmente se cadastra nele é comum começar a receber e-mails promocionais das empresas. Evite clicar em links desses e-mails, pois alguns podem te levar para uma página falsa.

Além disso, é importante que você nunca salve os dados do seu cartão de crédito quando fizer uma compra, mesmo que o site seja seguro. Entenda que um hacker pode invadir o banco de dados de uma empresa, e roubar as suas informações.

3 – Não faça compras pelo wi-fi público

Um cuidado que é importante ter nas compras online é jamais fazer compras usando o wi-fi público. Sem querer os seus dados podem ficar salvos e qualquer outra pessoa poderá acessá-los. Tenha essa precaução.

Não esqueça de sempre criar senhas difíceis também. Datas de aniversários, nome de parentes, amigos, são muito manjadas. Por isso, procure sempre senhas que intercalam letras maiúsculas, minúsculas e símbolos para dificultar a fraude.

4 – Confirme se o site tem certificado de segurança

Os sites considerados mais seguros possuem uma aba apenas para que o consumidor saiba sobre a privacidade de dados e confira o certificado de segurança. Sempre leia ela, isso vai te garantir muito mais tranquilidade nas compras.

Felisoni ainda destaca que se você achar que os seus dados foram vazados, acione a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ou qualquer órgão de defesa do consumidor como Procon, Senacon ou Ministério Público.

Um pouco mais sobre o IBEVAR

O IBEVAR é uma instituição sem fins lucrativos que tem como proposta produzir conteúdos no setor de varejo e consumo. Além disso, a instituição também promove network entre os executivos que atuam nessa área.



Anúncios

Em parceria com o PROVAR/FIA, a instituição procura ajudar no desenvolvimento dos executivos do varejo, promovendo um ambiente muito mais seguro para todos os consumidores. 

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.