Como fazer o dinheiro esticar? Confira essas 7 dicas

O dinheiro não dá até o fim do mês. Precisa de mais dinheiro para pagar contas? Ganha pouco? Fazer o dinheiro esticar e render o mês todo não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Pratique essas dicas!

Publicidade
Anúncios

Especialista de uma fintech dá dicas de como fazer o dinheiro render

Chegar ao final do mês com pouco ou nenhum dinheiro é algo muito frustrante, não é mesmo? Ficar sem pagar as contas, ter que abrir mão de algo porque o salário não deu ou aquele dinheiro não entrou na conta bancária, pode ser algo bem difícil de lidar.

Mas, não precisa ser assim! Com tanta informação disponível na internet, é possível sim ter uma vida financeira controlada sem abrir mão do que é importante para você. Reunimos aqui sete dicas incríveis para fazer o seu dinheiro esticar – render mais – até o final do mês.

Pode parecer difícil à primeira vista, mas com um pouco de dedicação e conhecimento aplicado na área das finanças, com certeza bons frutos virão.


Leia também:


Como fazer o dinheiro render: confira as dicas de especialistas

Antes de começarmos a dar as dicas, pegue papel e caneta e se prepare para abrir a mente! Depois de anotar tudo, deve-se fazer uma análise profunda das finanças, verificando para onde está indo o dinheiro e como mudar essa realidade.

Anúncios
Publicidade

Quem vai dar as dicas para gente é a fundadora da fintech Grão, Monica Saccarelli, que também criou a plataforma de investimentos Rico, juntamente com a mentora de bem-estar financeiro Maiara Xavier. Vamos lá?

Dica 01 – Dizer não para o que não é importante no momento

Saber o que é importante e necessário para a vida é essencial. Comprar algo supérfluo ou que trará um prazer provisório, pode não ser uma boa escolha a longo prazo – aí entra a palavra não. Diga não para tudo o que pode tirar o foco de ter as finanças equilibradas, sem abrir mão do que te faz feliz.

Publicidade

Dica 02 – Começar a poupar uma parte do salário ou dos ganhos do mês

Independentemente se uma pessoa ganha um salário fixo, tem uma empresa ou trabalha como freelancer, a ideia é começar a poupar pelo menos 10% dos ganhos mensais. Em seguida, o ideal é investir esse valor em um bom produto financeiro que faça o dinheiro crescer todo mês.

Dica 03 – Não confiar em apenas uma fonte de renda

A dica vale para assalariados, freelancers e empreendedores. Liste as suas principais habilidades e atividades que podem ser transformadas em uma segunda fonte de renda. Veja alguns exemplos que vão te ajudar:

  • Fazer doces (brigadeiros, bolos) para vender;
  • Trabalhar como motorista de carro (como o Uber, 99 e etc);
  • Vender objetos e outros itens parados em casa – divulgue na internet e em plataformas de desapegos;

Dica 04 – Definir objetivos

O que você deseja conquistar daqui a dois, três ou cinco anos? Talvez seja melhor definir metas de curto, médio e longo prazo, em que todos os seus ganhos serão direcionados para esses objetivos. Confira alguns exemplos:

  • Daqui a dois anos eu quero ter uma casa própria;
  • Quero viajar daqui a um ano para a praia (ou outro destino);
  • Preciso juntar o valor X para conseguir me aposentar com tranquilidade;

Dica 05 – Planejar as compras

Publicidade

Definidos os objetivos financeiros, é hora de entender que o dinheiro está comprometido para realizar metas, levando você a conquistar sonhos. Por isso, as próximas compras devem ser planejadas de acordo com o orçamento.

Dica 06 – Ter o hábito de vender e negociar

Além de vender tudo o que estiver parado em casa, é preciso ter o hábito de negociar preços nas lojas, pedir descontos e aprender a valorizar cada centavo seu!

Dica 07 – Encarar desafios e movimentar a vida financeira

Estudar sobre finanças, entender sobre os investimentos mais rentáveis do momento, tudo isso são desafios que precisam ser encarados por quem deseja fazer não só o seu dinheiro esticar no final do mês, como também realizar os seus objetivos.

Publicidade

Você consegue! E pode contar com nosso apoio, lendo mais artigos por aqui com outras dicas valiosas. Clique aqui e continue a leitura. Se preferir, conheça a Grão.