Como funciona o mercado financeiro? Entenda!

O mercado financeiro vai muito além do que as trocas à vista. Ele é determinado por interesses que basicamente são de pessoas que desejam investir e outras que precisam de dinheiro emprestado.

Publicidade
Anúncios

Mercado Financeiro

mercado financeiro

A dinâmica do mercado financeiro segue sempre a mesma lógica: enquanto alguém está precisando de dinheiro emprestado para investimentos na economia, outros querem obter rendimento sobre o dinheiro que possuem.

Para fazer essa ligação existem os bancos, fintechs e financeiras. Ou seja, eles atuam como uma ponte entre quem quer emprestar o dinheiro por meio de aplicações e quem quer investir o dinheiro por meio de empréstimos.

Contudo, com o avanço do sistema financeiro, o mercado foi se dividindo em várias vertentes como mercado de câmbio, mercado monetário, mercado de crédito e mercado de capitais. Cada um com suas próprias particularidades.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Função débito e crédito sem taxas e crédito internacional
Você permanecerá no site atual

O que é o mercado de câmbio?

O mercado de câmbio é onde ocorrem as trocas entre moedas. Ele é fundamental nas relações internacionais, principalmente entre empresas exportadoras e importadoras e pessoas físicas que viajam para fora do país.

Anúncios
Publicidade

Quem fiscaliza, administra e controla essas operações é o Banco Central do Brasil que também pode definir a política cambial. Atualmente, a política de câmbio adotada é a flutuante, na qual o que determina a valorização e desvalorização da moeda é a entrada e saída de dólares no país.


Leia também:


O que é o mercado monetário?

O Mercado Monetário é onde ocorrem as transações de curtíssimo prazo, que normalmente são de até 24 horas. Nesse caso é onde um banco faz empréstimo para outro banco pagando uma taxa de juros conhecida como CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Publicidade

Esses empréstimos entre instituições bancárias acontecem, porque o Banco Central não permite que um banco feche o seu fluxo de caixa no vermelho durante o dia. Vale destacar que o CDI é muito próximo da taxa Selic.

Como podem acontecer mais saques e empréstimos do que depósitos e investimentos em um dia, é comum o caixa do banco ficar no vermelho e para isso não acontecer, um banco toma dinheiro emprestado de outro para pagamentos no dia seguinte.

O que é o mercado de crédito?

O mercado de crédito é um dos mais amplos dentro do mercado financeiro. É nele que as instituições captam dinheiro dos investidores para fazer empréstimos para pessoas físicas. Vale destacar que há uma diferença nos juros pagos e cobrados.

Publicidade

Ou seja, o banco oferece papéis de títulos como CDB que possuem um determinado prazo de resgate e remuneram os investidores com um determinado percentual de juros sobre o valor da aplicação.

Esse dinheiro captado é emprestado para quem precisa, sejam empresas ou pessoas físicas por meio de empréstimos pessoais, com garantia, cheque especial ou cartão de crédito. O lucro da instituição é basicamente a diferença entre os juros recebidos e pagos.

O que é o mercado de capitais?

O mercado de capitais é onde ocorrem os investimentos diretos em empresas, por meio de ações, debêntures, opções sobre ações, commercial papers e mercado futuro. Ou seja, é uma forma do investidor aplicar diretamente em uma empresa e ser remunerado por isso.

Publicidade

Quando um investidor adquire ações, ele se torna um pequeno sócio da organização e pode ser remunerado com parte do lucro chamado de dividendos e então vender as ações no futuro com ganhos na sua valorização.

No caso das debêntures ou commercial papers é como se o investidor fizesse um empréstimo para a empresa. Nesse caso, ele não vira um sócio, mas sim um credor de determinada instituição.

Resumidamente, o mercado financeiro é bastante dinâmico e está em constante expansão, sendo que cada vez mais surgem novos investidores, ou empresas que desejam captar dinheiro para investir na economia.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.