Como funcionam os BDRs e como são adquiridos? Entenda!

Para quem deseja investir em ações no exterior, uma boa opção são os BDRs que proporcionam a exposição do investidor a ativos internacionais sem a necessidade de abrir conta em uma corretora fora do país.

Publicidade
Anúncios

BDRs

Investimento em BDR

Alguns tipos de investimentos estão se popularizando muito rapidamente. Um deles que se tornou bastante conhecido nos últimos tempos são os BDRs. Afinal, eles permitem que os investidores brasileiros possam investir de maneira simples em empresas no exterior.

Uma das suas vantagens é a possibilidade de obter maior rentabilidade, dependendo da influência do mercado, assim como da variação do câmbio. Ou seja, ao investir no exterior você deixa de estar sujeito aos problemas macroeconômicos do Brasil.

Por meio dos BDRs você pode investir internacionalmente de maneira simples, sem ter que necessariamente abrir uma conta em uma corretora fora do país. Quer saber como funcionam os BDRs? Vem com a gente neste post!

CARTÃO ITAUCARD CLICK VISA PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD CLICK VISA PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão repleto de benefícios para você!
Você permanecerá no site atual

O que são BDRs?

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipts. De forma resumida, eles são ativos emitidos na Bolsa de Valores Brasileira que possuem lastro internacional, espelhando o desempenho de ações de alguma empresa fora do país.

Anúncios
Publicidade

Até o ano de 2020, os BDRs não Patrocinados eram restritos a investidores qualificados. Contudo, após algumas mudanças nas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o investimento passou a ser acessível para todos os investidores pessoa física.

Entretanto, por se tratar de um investimento fora do país, que envolve câmbio e noções de macroeconomia mundial, esse tipo de investimento não é indicado para todos os perfis de investidores. Normalmente, eles são voltados para investidores mais arrojados.

Publicidade

Veja também:


Como funcionam os BDRs?

Na prática, uma instituição brasileira precisa fazer a compra de ações no exterior. Essas ações ficam então bloqueadas internacionalmente. Todo esse processo envolve duas instituições: a depositária e a custodiante.

A instituição depositária tem que ficar no Brasil, e será a responsável pela compra das ações internacionais para emitir os BDRs para os investidores brasileiros. O processo é supervisionado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Já no caso da instituição custodiante, é uma entidade financeira internacional que mantém os papéis bloqueados no exterior e depositados na conta da instituição depositária. Assim que os BDR´s são emitidos pela instituição depositária, eles podem ser adquiridos pelos investidores.

Publicidade

Portanto, ao adquirir um BDR você não está adquirindo uma ação no exterior propriamente dita, entretanto, esse BDR terá o mesmo valor e a mesma rentabilidade que a ação que ele é rastreado. Inclusive, ele também recebe dividendos das ações.

Quais são os tipos de BDRs?

Basicamente os BDRs são classificados em patrocinados e não patrocinados. Dentro do grupo de BDRs patrocinados existem 3 níveis: I, II e III. No caso dos BDRs patrocinados, a empresa dona das ações faz o contato diretamente com a instituição depositária.

Sendo assim, eles não precisam de uma instituição custodiante no exterior para mediar o processo. Os BDR´s de Nível I não precisam de registro de emissor estrangeiro na CVM. Já os BDR´s de Nível II e III precisam desse registro.

Publicidade

Entretanto, tanto o BDR de Nível I e II podem ser negociados por qualquer investidor, na bolsa ou em um balcão organizado. No caso dos BDR´s de Nível III as ofertas públicas podem ocorrer de maneira mais ampla.

Já os BDR´s Não Patrocinados são emitidos pelas instituições depositárias que não possuem conexão com as empresas donas das ações. Vale destacar que os BDR´s não patrocinados só podem ser Nível I.

Como investir em BDR´s?

O BDR pode ser adquirido por meio de qualquer corretora de valores que opera na B3. Para isso, basta saber qual empresa você deseja se expor, por exemplo, Amazon, Apple, Netflix, e então comprar o BDR referente a ela.

Esse tipo de investimento é bastante interessante para diversificar a sua carteira de investimento, e ter menos exposição ao risco Brasil. Entretanto, é preciso saber também que há riscos na operação.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.