Como montar um plano de negócios? Descubra neste post!

Começar um negócio requer planejamento financeiro, estratégico, análise de mercado, ou seja, um plano de negócios. Confira nossas dicas para empreendedores que queiram abrir as suas empresas.

Publicidade
Publicidade

Como montar um plano de negócios?

Plano de negócios

Você é microempreendedor? Já ouviu falar em plano de negócios?

Conhecer essa ferramenta pode ser questão de vida ou morte para a existência de sua empresa no mercado.

Até porque, a falta de planejamento é uma das maiores causas de mortalidade de empresas no Brasil. Grande parte dos empreendedores, quando começam, não sabem sequer se o ramo que estão entrando é saturado, se há demanda e etc.

Por isso, a melhor maneira para criar uma empresa sólida é fazendo um plano de negócios. Quer saber como? Vem com a gente!

Anúncios
Publicidade

Como elaborar um plano de negócios?

Elaborar um plano de negócios não é difícil. Mas vai exigir uma boa dose de trabalho para que você consiga obter algumas informações.

São basicamente três pontos que precisam ser analisados: mercado, operação e finanças. Se você analisar cada um deles, estará pronto para abrir o seu negócio.

Publicidade

Analisando o mercado

A primeira coisa que um candidato a empreendedor precisa analisar antes de montar a sua empresa, é o mercado em que está entrando.

Ou seja, é preciso saber qual é o tamanho da demanda pelo produto que você vai oferecer, quantos são os concorrentes, qual a margem de lucro do setor.

Por exemplo, se você estiver querendo montar uma padaria, vai precisar saber quantas padarias já existem e qual é o tamanho desse mercado.

Publicidade

Além disso, é importante saber como seus concorrentes estão atuando, quais são os pontos fracos e fortes deles, e como você irá se diferenciar.

É nesse momento que você conseguirá saber se está entrando em um mercado já saturado, ou se está entrando em um bom mercado.

Lembrando que um mercado saturado, por ser mais competitivo, também proporciona uma margem de lucro menor. Por isso é importante fazer uma boa análise.

Publicidade

Conheça algumas maquininhas de cartão de crédito:


Analisando toda a operação do negócio

Depois de analisar o mercado e chegar à conclusão de que realmente vale a pena empreender neste segmento, você precisa analisar a operação do negócio.

É nesse momento que você vai precisar analisar o ponto, quantos fornecedores existem, qual é o preço de custo, por quanto dá para vender o produto.

Além disso, é também aqui que você vai precisar saber quantos funcionários serão necessários para o bom funcionamento do negócio.

Saber o prazo de entrega dos fornecedores também ajudará a entender qual é o estoque mínimo que você precisa ter para atender a demanda prevista.

Por fim, você também precisa levantar todas as instalações que são necessárias para montar esse negócio. Tudo isso é essencial para seu sucesso.

Publicidade

Analisando as finanças

A última análise que você precisa fazer é a financeira. É nesse momento que você conseguirá saber se vale ou não a pena montar a empresa.

Publicidade

Nessa análise você saberá qual é o preço que deverá praticar, e qual será sua margem de lucro vendendo os produtos nesse preço.

Além do mais, é nessa etapa que você irá fazer uma projeção de todos os seus custos como aluguel, água, luz, telefone, funcionários, impostos.

Inclusive, se você precisar de orientação para montar um plano de negócios, poderá contar com o suporte do Sebrae para te orientar.

Lembre-se também que você vai precisar oferecer opções de pagamentos para os seus clientes. E isso consiste em aceitar cartão de crédito.

Seja online ou através da maquininha de cartão, o PagBank pode te ajudar nessa jornada. Uma vez que possui diversas soluções de recebimento.

Publicidade

Portanto, independentemente do ramo que você escolher, saiba que fazer um bom plano de negócios para identificar a viabilidade da sua ideia é essencial para seu sucesso.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e parentes nas redes sociais.