Como o aumento da taxa Selic interfere no seu investimento?

A taxa Selic aumentou mais uma vez, e agora é de 9,25% ao ano. Por conta desse aumento, alguns investimentos passaram a ser mais atrativos que outros, sendo necessário repensar algumas estratégias.

Publicidade
Anúncios

Aumento da taxa Selic

aumento taxa selic

Na última reunião do ano, o Copom (Comitê de Políticas Monetárias) aumentou a taxa Selic em 1,5 ponto percentual. Com isso, ela passou a ser de 9,25% ao ano. E como consequência afeta diretamente os seus investimentos.

Se você tem dinheiro na poupança, saiba que a partir de agora ela volta para a regra antiga, ou seja, passa a render 0,5% ao mês e + TR (Taxa Referencial) que é igual a zero. Assim sendo, independente de novas altas a poupança vai render 6,17% ao ano.

Dessa maneira, para quem ainda usa a poupança como alternativa de investimento, essa alta da Selic pode indicar um bom momento para buscar conhecimento e novas opções de investimentos mais rentáveis e seguros ao mesmo tempo.

CARTÃO NEON
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NEON

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Cartão de crédito lindo, Visa, sem taxas e com conta grátis!
Você permanecerá no site atual

Por que a poupança passa a render menos?

Existem duas regras que determinam a remuneração da caderneta de poupança. Por isso, dependendo de quanto for a taxa Selic, o investimento na poupança poderá ser remunerado por uma regra ou por outra.

Anúncios
Publicidade

Quando a taxa Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é igual a 70% da Selic mais a variação da TR que hoje está zerada. No entanto, quando a Selic ultrapassa os 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança muda.

Nesse caso, ela deixa de seguir a Selic e passa a render 0,5% ao mês e mais TR. Portanto, a partir de agora, mesmo que a Taxa Selic continue subindo, a rentabilidade da poupança continuará sendo 6,17% ao ano.

Publicidade

Esse valor só sofrerá alteração se houver mudanças na TR ou então se a Selic voltar a cair, o que é bastante improvável, pelo menos pelos próximos dois anos. Por isso, esse é o momento de rever as estratégias de investimentos.


Leia também:


Quais outras alternativas de investimentos?

Diante dessa alta na Taxa Selic, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) também aumenta, afinal, ele sempre fica bem próximo da taxa básica de juros da economia. Vale destacar que o CDI representa a taxa praticada nos empréstimos que uma instituição bancária faz para outra em um prazo curtíssimo de tempo.

O CDI serve de parâmetro para a rentabilidade do CDB (Certificado de Depósito Bancário) que são títulos emitidos pelos bancos privados para clientes que desejam investir dinheiro naquela instituição.

Publicidade

Atualmente, existem diversas instituições que oferecem CDB com rentabilidade de 100% do CDI. Considerando que o CDI fique próximo dos 9,25% ao ano, essa será também a rentabilidade oferecida pelo CDB.

Vale lembrar que nesse caso, o cliente paga IR sobre a rentabilidade do CDB, sendo que ele varia de acordo com a tabela progressiva. Entretanto, mesmo descontado o imposto, essa é uma alternativa mais atraente que a poupança.

Investimento no Tesouro Direto e renda variável

Uma outra alternativa de investimento é no Tesouro Selic que possui a sua rentabilidade amparada na Taxa Selic. Um título do tesouro pode ser adquirido por qualquer pessoa física por meio de uma corretora de valores.

Publicidade

Dessa forma, tanto o Tesouro quanto o CDB são investimentos seguros mais rentáveis que a poupança que podem ser uma boa alternativa de investimento. Já para quem é mais ousado existe também a renda variável.

Nesse caso, há a possibilidade de investir em ações e até mesmo criptomoedas. Entretanto, o mercado de renda variável, apesar de ser mais rentável no longo prazo, é mais arriscado e por isso não é indicado para investidores de perfil mais conservador.

Para quem possui um perfil mais arrojado e já tem a reserva de emergência construída, o investimento em renda variável pode ser uma boa alternativa de investimentos. Gostou? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais.