Como parar de gastar mais do que ganha? Descubra hoje mesmo!

Precisa gastar menos do que ganha? Controlar melhor o seu dinheiro e ter rendimentos? Melhore suas finanças com as nossas dicas a seguir.

Publicidade
Anúncios

Como parar de gastar mais do que ganha?

Como parar de gastar mais do que ganha

Se você chegou a este artigo, está querendo aprender como parar de gastar mais do que ganha, não é mesmo? Sabemos que 2020 não foi um ano fácil, mas é possível mudar um pouco a realidade, principalmente quando falamos sobre finanças

Neste artigo, vamos fornecer algumas dicas para que você descubra como ter mais controle em relação ao seu dinheiro. Aqui, separamos orientações que qualquer pessoa pode aplicar durante a sua rotina. Não é necessário ser um especialista em finanças para perceber as primeiras mudanças em seu planejamento.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Anote todos os gastos 

O primeiro passo é anotar todas as suas compras. Uma dica interessante é registrar por categoria, e não por estabelecimento, ou seja: “supermercado”, “entretenimento”, “salão de beleza”, entre outros. 

Anúncios
Publicidade

Já nos custos fixos da residência, você deve especificar cada despesa, como: condomínio, IPV, prestação do automóvel, internet e TV por assinatura. Em um primeiro momento, essa dica pode parecer simples, mas ela traz resultados bastante positivos para o seu planejamento. 

No fim do mês, você pode avaliar com cuidado todos os gastos e entender quais são as categorias que prejudicam o orçamento financeiro. Assim, será mais fácil descobrir onde deve economizar.

Publicidade

Monitore o planejamento financeiro 

Não adianta nada anotar os seus gastos e não monitorar os custos pessoais. A falta de controle pode trazer surpresas bastante desagradáveis para o seu planejamento financeiro. Portanto, fique de olho. 

Crie um orçamento financeiro 

Outra dica interessante é fazer uma comparação dos gastos com os meses anteriores. Existem alguns custos que são fixos, como o valor do condomínio. Então, é possível entender melhor o orçamento financeiro. 

Por outro lado, os gastos com entretenimento não funcionam assim. Em alguns meses, você pode aproveitar todos os finais de semana. Então, deve-se comparar esses períodos para entender o custo mensal que será destinado para a diversão.

Publicidade

O orçamento financeiro não é construído da noite para o dia. Você deve avaliar os seus gastos todos os meses para encontrar um denominador comum e ter mais controle sobre o seu dinheiro.  

Veja mais em: 

Analise todos os gastos 

Após descobrir os seus gastos, chegou a hora de analisar todas as anotações que foram feitas nos últimos meses. 

Publicidade

Neste momento, é importante ter cuidado para não fazer cortes excessivos. Você pode, por exemplo, levar um lanche para o trabalho, manter a manicure ou sair com os amigos nos finais de semana. 

A saída é descobrir quais são os custos que podem ser eliminados da sua rotina. Algumas perguntas ajudam nesse momento de reflexão. 

– Vale a pena assinar todos os serviços de streaming?

– Devo manter todos os canais de assinatura da TV a cabo? 

– Existe uma escola mais barata para o meu filho? 

– Quais são os supermercados mais econômicos para fazer a compra do mês? 

Publicidade

– Posso trocar a academia por um parque próximo a minha casa? 

Publicidade

Por meio desses questionamentos, você consegue ter um olhar mais crítico sobre a sua realidade. 

Nunca é demais destacar que o planejamento financeiro é uma responsabilidade de todos os membros da sua família. Se você mora com um companheiro (a) e com os seus filhos, recomendamos fazer uma reunião para definir como cada um pode ajudar a controlar as despesas financeiras. 

Após descobrir como parar de gastar mais do que ganha, conheça algumas dicas para alcançar a liberdade financeira