Como proteger o celular e aplicativos de bancos? Veja 10 dicas!

Hoje em dia, com o aumento do uso de aparelhos celulares para as mais variadas atividades, é preciso tomar um cuidado redobrado com a segurança para evitar ser vítima de golpistas.

Publicidade
Anúncios

Proteger o celular

proteger o celular

De acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no ano de 2020 as transações bancárias feitas por meio de Apps representaram 51% de todas as operações feitas no país. Ou seja, elas já são mais da metade.

Segundo o levantamento, foram feitas 52,9 bilhões de transações, contra 37 bilhões do ano anterior. Isso representa um crescimento de 43%. Vários são os fatores que estão colaborando para isso, como o avanço tecnológico e a própria pandemia de Covid-19.

No entanto, essa mudança também chama a atenção dos golpistas e por isso é necessário tomar algumas precauções para não se tornar vítima de fraudes. Para te ajudar, separamos 10 dicas para você proteger o seu smartphone assim como o App do banco. Dá só uma conferida.

CARTÃO NEON
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NEON

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Cartão de crédito lindo, Visa, sem taxas e com conta grátis!
Você permanecerá no site atual

1 – Não anote suas senhas no seu smartphone

Se o seu smartphone for furtado e por algum acaso o ladrão conseguir desbloqueá-lo e você tiver salvo sua senha nele, poderá se ver em apuros. Portanto, nunca deixe sua senha anotada em bloco de notas, e-mails ou em mensageiros. Isso ajuda a sua proteção.

Anúncios
Publicidade

2 – Diversifique a senha dos seus bancos

Uma outra dica não menos importante é que você não repita a mesma senha para todos os seus bancos. Afinal, caso uma senha seja fraudada, o golpista não conseguirá acessar todas as suas contas. Além disso, evite usar combinações óbvias como data de nascimento, por exemplo.

3 – Ajuste os limites diários para sua realidade

A maioria das instituições financeiras disponibiliza um certo limite para as transações diárias. Portanto, se o limite seu estiver alto demais, peça para o seu banco reajustá-lo. Essa é uma maneira de você evitar ser vítima de golpes maiores.

Publicidade

Veja também:


4 – Jamais use recursos para lembrar senhas

Alguns aparelhos oferecem a possibilidade de você salvar automaticamente a senha do seu banco. Nunca faça isso. Pois, se o seu smartphone for furtado, o golpista conseguirá saber todos os seus dados sem precisar de nenhum esforço.

5 – Mantenha uma senha de bloqueio na tela do seu celular

Para aumentar a sua proteção é essencial manter uma senha de bloqueio na tela do seu celular. Ela pode ser uma senha numérica ou até mesmo uma digital, dependendo do aparelho. Isso dificulta a ação dos criminosos.

6 – Salve o IMEI do seu smartphone

Todo aparelho possui um número de 15 dígitos que funciona como uma espécie de RG do celular. Esse número é conhecido como IMEI (Internet Mobile Equipment Identity). Dessa forma, se o seu aparelho for roubado é só ligar na sua operadora e pedir o bloqueio dele fornecendo esse número.

7 – Entre em contato com seu banco imediatamente

Publicidade

Se o seu celular for roubado você precisa manter a calma e procurar entrar em contato com seu banco rapidamente para ele bloquear o seu app. Assim os golpistas não terão tempo para conseguir acessar o seu aplicativo.

8 – Não use o celular em locais públicos

Se você estiver em um local público fica mais vulnerável em relação a roubos. Além disso, por estar usando, a sua tela estará desbloqueada, facilitando assim o acesso dos criminosos no seu aplicativo. Portanto, não use o celular em locais públicos jamais.

9 – Apague as informações sensíveis do seu celular

Existem dados como número do seu CPF, e-mail, dentre outros que são considerados dados sensíveis. Ao ter esses dados em mãos, um golpista poderá usá-los. Por isso, o ideal é apagar todas essas informações do seu smartphone.

Publicidade

10 – Mantenha sempre o seu aparelho e aplicativos atualizados

Por fim, sempre mantenha o seu smartphone assim como os aplicativos nele atualizados. Afinal, as atualizações ajudam a garantir mais proteção do seu aparelho assim como de todos os seus dados que estão neles.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.