Como saber se estão usando o seu CPF?

O CPF é um documento pessoal e intransferível. Sem ele, não é possível realizar pagamentos e compras em seu nome. Como saber se alguém está usando meu CPF?

Publicidade
Anúncios

Proteção dos dados pessoais

O CPF é um documento único para cada cidadão. Por ele, é possível visualizar toda a vida cadastral do indivíduo, como por exemplo as compras realizadas, seu perfil financeiro e as dívidas que porventura aparecerem.

Mas é preciso ter muito cuidado ao fornecer o número de CPF a terceiros, principalmente em compras realizadas na internet, pois inúmeras pessoas já tiveram o CPF ou algum dado clonado e utilizado indevidamente.

Neste artigo, você saberá se alguém está usando o seu CPF e como proteger os seus dados na rede.


Leia também:


Quais os sinais de que alguém possa estar usando o meu CPF?

Diante do vazamento de dados em massa de 223 milhões de brasileiros em 2020, os cidadãos precisam estar ainda mais atentos às informações que compartilham na internet e também com terceiros.

Anúncios
Publicidade

Apesar de não ser possível saber com certeza se alguém está mesmo utilizando o seu CPF indevidamente, há algumas maneiras de estar sempre alerta com relação ao uso de seus dados, confira:

  • Você já teve o nome negativado por causa de alguma compra que não fez?
  • Está recebendo ligações de escritórios de advocacia ou bancos cobrando algum pagamento de dívida?
  • Chegou a receber alguma carta ou notificação de cobrança?

Como monitorar o meu CPF?

Os órgãos de proteção como o Serasa e Boa Vista, por exemplo, realizam o monitoramento do CPF dos consumidores, enviando alertas (via e-mail ou SMS) caso alguma atividade anormal aconteça. O ideal é que você realize pelo menos uma consulta de CPF ao mês (algumas consultas podem ser pagas. Use as gratuitas).

Publicidade

Como evitar que meu CPF seja usado indevidamente?

Confira algumas dicas essenciais para evitar que seu CPF seja usado indevidamente por terceiros:

  • Ao realizar uma compra ou cadastro em uma loja física, não permita que os seus documentos pessoais sejam levados para longe de você – razão pela qual os dados das pessoas são clonados por pessoas má intencionadas;
  • Cuidado com os testes online! Muitos deles são utilizados por hackers para roubar informações importantes dos usuários;
  • Deve-se checar a confiabilidade de um determinado site antes de fazer as suas compras online;
  • Não abra e-mails de origem duvidosa, ou que estejam solicitando algum tipo de acesso pessoal;
  • Precisa descartar cartões de crédito e contas pagas a muito tempo? Corte tudo em pedaços bem pequenos, assim você evita que os seus dados caiam em mãos erradas;
  • Recebeu um SMS dizendo que ganhou um grande prêmio? Simplesmente ignore-o! Se possível, caso não reconheça o número, bloqueie-o imediatamente;

Descobri que estão usando o meu CPF! O que fazer?

Primeiramente é necessário saber a gravidade da situação: o documento foi clonado, roubado ou perdido?

O mais indicado é que você faça um boletim de ocorrência imediatamente, seja online ou presencial em uma delegacia disponível em sua cidade (verifique a disponibilidade dos locais abertos, devido à pandemia do coronavírus).

Publicidade

Notifique também o SPC Brasil (Sistema de Proteção ao Crédito) na aba Alerta de Documentos SPC, descrevendo com o máximo de detalhes o que aconteceu. Fazendo isso, você estará inibindo outros golpistas a agirem novamente e gerar uma situação desconfortável e preocupante entre os consumidores.

Caso alguém tenha o nome negativado por esses problemas, assim que for comprovada a situação de uso indevido do CPF, a pessoa deverá ter o seu nome limpo, o score de crédito reparado e em alguns casos até uma indenização pelos transtornos causados.

Aproveite para conferir agora todos os serviços oferecidos pelo Serasa e comece a monitorar o seu CPF!

Publicidade