Como saber se um boleto é falso? Descubra!

Quer descobrir como saber se um boleto é falso? Neste artigo, entenda a importância de analisar o código de barras e muito mais.

Publicidade
Anúncios

Como saber se um boleto é falso?

BOLETO

Se você chegou até este artigo, quer descobrir como saber se um boleto é falso, não é mesmo? A boa notícia é que não precisa ser um investigador profissional para tirar uma conclusão. Neste texto, vamos dar dicas práticas para aplicar no seu dia a dia. 

Provavelmente, após a leitura deste artigo, será mais complicado cair em golpes relacionados ao boleto. 

Duvida? Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Verifique o código de barras 

Vamos iniciar o artigo falando sobre a importância de analisar o código de barras do boleto. Você deve observar se o número do código que está localizado na parte superior é semelhante ao da parte inferior.

Anúncios
Publicidade

Nos golpes que são aplicados, os criminosos têm o hábito de modificar somente a linha de baixo, que é utilizada no pagamento. 

É fundamental também verificar os três primeiros dígitos do boleto. Geralmente, eles representam o código que identificam o banco emissor. 

Publicidade

Na hora do pagamento, você deve ficar em alerta caso a transação não for aprovada. O mais indicado para essa situação é solicitar um novo boleto para quitar a dívida. 

Cuidado com as mensagens do celular 

O SMS, WhatsApp ou e-mail são os canais preferidos de criminosos na hora de aplicar golpes envolvendo boletos. Se você não solicitou um código para uma empresa, redobre a atenção quando receber esse tipo de documento em seu aparelho móvel. Em caso de desconfianças, a melhor saída é entrar em contato com a empresa. 

Na hora da ligação você deve informar para a atendente qual é o código do boleto. Assim, ela pode verificar se o número é idêntico ao que está armazenado no banco de dados da empresa. 

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
O cartão da conta Visa PagBank é grátis e internacional.
Você permanecerá no site atual

Publicidade

Veja mais em: 

Analise as informações 

Quando você começa a observar as informações de um boleto fica mais fácil verificar o que é um documento falso e um verdadeiro. Isso ocorre porque os dados não são adicionados ou estão incorretos do boleto. 

Em um documento são adicionados os seguintes dados: data de vencimento, CNPJ e nome da pessoa que receberá o pagamento. Se estiver faltando alguma informação, desconfie. Provavelmente, o boleto será falso. 

Publicidade

Confirme o valor do pagamento 

O valor do boleto também deve ser avaliado antes de entregar o dinheiro. Ninguém quer pagar uma quantia a mais, não é mesmo? Portanto, verifique esse número para não cair em armadilhas. 

Pesquise o CNPJ

Nem sempre temos informações em relação ao CNPJ do emissor. Por isso, em caso de dúvidas, busque esse dado no Ministério da Fazenda. Em um primeiro momento, a pesquisa pode ser exaustiva, mas lembre que é o seu dinheiro que está em jogo. 

Se você é empreendedor, o lado positivo é que existem bancos digitais que facilitam a vida do seu pequeno negócio. Por meio do seu aplicativo, é possível emitir um boleto com segurança e agilidade. Dentre as contas que liberam esse tipo de serviço, encontra-se: PagBank, Banco Inter e Nubank. 

Após conhecer dicas e entender melhor como saber se um boleto é falso, acesse esse artigo e saiba como emitir boletos com os bancos digitais.