Como tirar o pagamento por aproximação do cartão Picpay

Para facilitar o dia a dia dos usuário, o PicPay oferece pagamento por aproximação. Mas e se você quiser remover a função?

Publicidade
Anúncios

PicPay

Para seguir a tendência dos bancos digitais, o PicPay Card também passou a oferecer aos usuários a tecnologia contactless para fazer o pagamento sem a necessidade de digitar a senha, apenas por aproximação do cartão.

Mas devido à quantidade de golpes, alguns clientes preferem aumentar a própria segurança e retirar esta opção. Será que é possível fazer isso no app do PicPay?

A seguir, entenda como funciona a tecnologia de contactless e entenda se é possível remover a função. 

CARTÃO DE CRÉDITO PICPAY
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO PICPAY

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Peça seu cartão e livre-se da anuidade!
Você permanecerá no site atual

O que é a tecnologia contactless?

A mais recente tecnologia contactless é utilizada para que os clientes possam efetuar seus pagamentos por aproximação, ou seja, não há mais a necessidade de digitar a senha em uma maquininha. Basta encostar o cartão e o pagamento é feito automaticamente. Aliás, nem é necessário ter um cartão físico para fazer o pagamento por aproximação. Com o cartão virtual, é possível utilizar um celular para realizar o pagamento.

Anúncios
Publicidade

Mas para aumentar a segurança dos usuários, cada fintech estipula um valor máximo para que o cliente possa fazer sem a necessidade de digitar a senha. No caso do PicPay, este limite é de até R$ 200. Para aumentar a segurança do usuário, caso a compra tenha um valor superior, é necessário digitar a senha.

Mas devido à quantidade de golpes que circulam por aí, muitos clientes já não se sentem seguros em deixar essa função ativada. A questão é: tem como remover a função de pagamento por aproximação do cartão PicPay? 

Publicidade

Dá para remover essa opção do aplicativo?

Infelizmente, o PicPay ainda não permite que os clientes retirem a função de pagamento por aproximação. Por padrão, todos os cartões do PicPay Card são emitidos com este recurso bloqueado até que seja realizada a primeira compra contactless, sendo que na primeira compra o cliente precisa necessariamente informar a senha para desbloquear a tecnologia.  Portanto, se o cliente não quiser ativar a função contactless, é só continuar utilizando com a senha de 4 dígitos normalmente.

De acordo com a assessoria de imprensa do PicPay, a função de aproximação está disponível tanto para cartão de débito quanto o cartão de crédito, mas a empresa ainda não oferece a solução de desabilitar a função, embora ela já esteja em desenvolvimento. Por isso, é muito importante que você não faça a primeira compra utilizando o contactless se você não quiser habilitar essa função no seu cartão. 

Como aumentar a segurança do cartão? 

Embora o PicPay ainda não ofereça uma forma de retirar o pagamento por aproximação, os clientes podem recorrer a algumas práticas simples para aumentar a segurança da própria conta digital. A primeira é nunca passar a senha do cartão ou aquele número de segurança que fica atrás com 3 dígitos para qualquer outra pessoa. Se alguém pedir esses dados se passando por uma empresa, tome cuidado, pois a verdade é que nem uma empresa pede esse tipo de informação. Além disso, o próprio PicPay nunca vai pedir código de segurança e número de cartão. Você também pode habilitar o acesso por biometria e reconhecimento facial, e assim toda vez que abrir o aplicativo, terá uma camada de segurança adicional para acessar suas informações.

Publicidade

Por fim, os cartões virtuais são uma opção mais segura para fazer compras, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Especialmente em lojas virtuais, em que não será necessário utilizar os dados do seu cartão físico. 

Gostou de saber sobre a nova tecnologia de pagamento por aproximação que o PicPay disponibilizou para os clientes? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar esse tipo de informação. E fique de olho, pois em breve é provável que a empresa libera a opção para  bloquear a opção de pagamento por aproximação.