Saiba como vender pelo WhatsApp com sucesso

O WhatsApp Business facilita as vendas no aplicativo de mensagens, WhatsApp. Conheça suas vantagens no texto a seguir.



Anúncios



Anúncios

Como vender pelo WhatsApp com sucesso

Como vender pelo whatsapp

O isolamento social causado pelo novo coronavírus mudou o comportamento do consumidor em 2020. Porém, algumas empresas conseguiram se reinventar com o apoio do WhatsApp.

Os números comprovam a força do aplicativo de mensagens. Para se ter uma ideia, existem mais de 160 milhões de usuários que utilizam a ferramenta em nosso país, de acordo com uma pesquisa da consultoria Accenture. 

No grupo de entrevistados, 53% utilizam o WhatsApp para comprar produtos pela internet. Apesar do número expressivo, 48% ainda não consideram a ferramenta segura. 

Para ajudar o empreendedor, o aplicativo divulgou uma grande novidade este mês:  um carrinho de compras para os usuários que utilizam o WhatsApp Business. No entanto, é fundamental deixar claro que a funcionalidade ainda está em análise, aguardando retorno do Banco Central (BC).



Anúncios



Anúncios

WhatsApp Business: um suspiro para PME 

A pesquisa da consultoria Accenture mostra outros dados interessantes sobre o aplicativo de mensagens. As empresas de pequeno e médio porte (PME) são os principais modelos de negócio da ferramenta, representando cerca de 64%. 

Esse número pode ser explicado pela conexão que os empreendedores conseguem construir com os clientes. O contato é mais próximo e traz confiança e credibilidade para a marca. 

Os desafios do WhatsApp

Engana-se quem pensa que vender online é uma tarefa fácil. Pelo contrário, assim como ocorre em todas as áreas, existem diversos desafios. Sem dúvidas, um dos principais obstáculos é o relacionamento com o cliente. 



Anúncios

Na internet, você deve ser ágil. O cliente é imediatista e qualquer demora no atendimento pode prejudicar as suas vendas. 

Outro ponto importante é em relação a mensagem. O consumidor pode interpretar o texto de forma diferente. Então, antes de responder ao cliente, leia novamente o conteúdo. Se estiver na dúvida, mostre para outra pessoa fazer a revisão. 

A experiência do usuário também é levada em consideração no atendimento online. Imagine que você é vendedor de uma loja de eletrônicos. Quando o cliente entrar em contato com o seu estabelecimento, procure fornecer as principais informações sobre o produto, como características, funcionalidades, diferenciais, entre outros. 

Se possível, envie fotos ou vídeos sobre o material. Assim, o consumidor terá mais tranquilidade em fechar negócios com a sua loja. Às vezes, a troca de mensagens pode limitar o atendimento. 

Os segredos para vender pelo WhatsApp

Existem algumas dicas que ajudam a otimizar as vendas pelo aplicativo de mensagens. 

Conheça abaixo as mais importantes. 

Peça autorização dos consumidores 

Nunca envie mensagens sem autorização dos clientes. Esse tipo de estratégia pode prejudicar a imagem da sua empresa. 



Anúncios

Para piorar a situação, o usuário do aplicativo pode tirar um print e denunciar a sua marca no Procon. 

Use linhas de transmissão 

Ao contrário do que muita gente imagina, a linha de transmissão é mais indicada do que construir um grupo. Utilize essa ferramenta para anunciar novos produtos ou serviços, além de promoções em sua empresa. 

Se precisar conversar com o usuário, chame-o no privado para tirar todas as dúvidas. 

Veja mais sobre em:

Crie conteúdos de qualidade 

O aplicativo de mensagens não pode ser utilizado somente como um canal de propaganda. É importante também compartilhar conteúdos de qualidade para construir um bom relacionamento com os clientes. 

Se você é revendedora do mercado de moda, por exemplo, pode mostrar dicas sobre diversos assuntos: como dobrar roupas sem amassar? Como combinar o look no verão? Como se vestir em festas da firma? 

Esse tipo de estratégia pode ser feito tanto por meio de mensagens como em formato de textos ou vídeos. Qualquer uma das opções aumenta o engajamento dos clientes. 



Anúncios

Vender online traz diversos benefícios para o seu negócio, como: comodidade, maior alcance de clientes, menos custos e possibilidade de mensurar os resultados. Vale a pena experimentar esse tipo de estratégia. 

Após descobrir como vender pelo WhatsApp, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações importantes que impactam no sucesso do seu negócio.