PIX: Um novo sistema instantâneo de pagamentos no Brasil

Neste artigo, conheça o Pix, novo sistema instantâneo de pagamentos que deverá estar disponível ainda este ano no Brasil.



Anúncios



Anúncios

PIX

pix

Você já ouviu falar no PIX? Esse é um novo sistema instantâneo de pagamentos que deverá estar disponível ainda este ano no Brasil.

Esse novo sistema permitirá que tanto pessoas quanto empresa e governo possam realizar transações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso mesmo, independentemente de feriados ou domingos.

As operações serão processadas em poucos segundos por meio da leitura de um QR Code ou até mesmo da troca de dados como e-mail, número do celular ou CPF e CNPJ.

Portanto, já dá para ter base que quando este sistema for realmente implementado no Brasil, haverá uma verdadeira revolução. E por isso as instituições financeiras já estão procurando se adaptar.



Anúncios



Anúncios

Implementação do PIX no Brasil

O PIX já está em fase homologatória. Isso quer dizer, portanto, que todas as instituições vão entrar em fase de homologação, e isso já vai começar no próximo mês.

Essa fase irá durar até meados de outubro. Esse é, portanto, o tempo para garantir o funcionamento completo do serviço. De acordo com o próprio PIX, nessa fase as empresas deverão realizar várias simulações.

Em outras palavras, este é o momento para testar a capacidade de processamento de dados, e promover os ajustes finais para que em novembro o sistema já esteja disponível para toda a população brasileira.



Anúncios

Entretanto, as empresas que estão atualmente na lista do PIX ainda não possuem nenhuma garantia de que deverão aderir realmente ao sistema.

Para que isso aconteça de forma definitiva, elas precisam concluir todas as etapas de cadastro e homologação até o dia 16 de novembro que é a data estipulada pelo Banco Central até o momento.

Especula-se que por conta da pandemia de coronavírus essa data pudesse ser alterada, mas até agora não houve nenhum pronunciamento por parte do governo.


Veja também:


Como será o cronograma de lançamento do PIX?

O cronograma de implementação do sistema PIX começa na próxima segunda-feira (01/06) e seguirá o seguinte calendário:

  • 01 de junho – Data para a solicitação de adesão ao PIX e participação no lançamento;
  • De 01 de junho até 16 de outubro – Homologação e conclusão da etapa cadastral;
  • Mês de junho – Divulgação do regulamento das plataformas operacionais SPI e DICT;
  • Mês de julho – Divulgação do regulamento do PIX e manuais técnicos;
  • Novembro – Lançamento para o público em geral.

Como é possível ver, a implantação do PIX é uma estratégia do Banco Central para criar um ambiente mais competitivo e inovador em nosso país. 

Quem são as empresas que irão fazer parte?

Ao todo 86 instituições financeiras fizeram a solicitação para a adesão direta ao PIX e 23 empresas fizeram a solicitação na modalidade indireta.



Anúncios

Das instituições que solicitaram para participar diretamente estão grandes bancos como Bradesco, Itaú, Caixa Federal, sem contar grandes fintechs como o Nubank e PicPay.

Portanto, já é possível ver que praticamente todas as instituições financeiras do Brasil irão aderir ao novo sistema. Dessa forma, fica claro que realmente haverá uma mudança profunda em alguns serviços bancários.

O Brasil vem dando passos importantes nos últimos anos nesse sentido. Por muito tempo, porém, ficamos nas mãos de poucos bancos, pagando tarifas exorbitantes e contando com serviços de baixa qualidade.

Assim que o PIX realmente começar a funcionar teremos muito mais facilidade nas relações comerciais. Ficará, portanto, mais fácil receber e pagar fornecedores, bem como mais seguro fazer compras aos finais de semana.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.