Conheça os 5 investimentos alternativos mais promissores de 2021

Para quem deseja ampliar a sua rentabilidade, investindo em ativos reais no mercado, uma boa opção é por meio de crowdfunding ou equity em diversos setores da economia como o agronegócio e energia renovável.

Publicidade
Anúncios

Investimentos promissores

crowdfunding

Muita gente tem o desejo de investir e ter uma rentabilidade maior do que a tradicional renda fixa, que são papéis de CDB, LCI, LCA e até do Tesouro Direto. No entanto, um dos impeditivos para isso é sempre o mesmo: medo da volatilidade do mercado.

Afinal, ao investir em ações ou até mesmo criptomoedas é comum que o preço dos ativos enfrentem altos e baixos, e nem todos os investidores estão propensos a lidar com uma situação dessas.

Dessa forma, uma boa alternativa é investir diretamente em bons projetos da economia real por meio de plataformas de crowdfunding autorizadas pela CVM. Quer saber um pouco mais sobre essa forma de investimento? Vem com a gente.

CARTÃO BANCO PAN
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO PAN

CASHBACK
 
PONTOS
Use mais, pague menos e controle tudo pelo App!
Você permanecerá no site atual

Como funciona o Crowdfunding?

O crowdfunding é uma maneira de você financiar ou se tornar sócio de empreendimentos de alta qualidade em setores como agronegócio, energia renovável, mercado imobiliário, dentre outros.

Anúncios
Publicidade

Digamos que esse tipo de investimento, chamado também de investimento alternativo, forma uma classe de ativos que são diretamente ligados à economia real. Sendo assim, ele não possui correlação estreita com o mercado financeiro.

Eles são chamados “alternativos” pois não são oferecidos por bancos ou corretoras, mas sim por plataformas autorizadas pela CVM de acordo com a instrução 588. Isso quer dizer que elas podem captar recursos nessa modalidade.

Publicidade

O capital arrecadado é destinado para projetos específicos como a construção de usinas solares, aquisição de imóveis para renda, financiamento ao agronegócio, expansão de empresas e franquias etc.


Leia também:


Quais são as vantagens desse tipo de investimento?

Por serem lastreados em ativos reais e não em “papéis”, os investimentos alternativos são uma boa opção para proteger e rentabilizar uma carteira focada em renda e crescimento. Sendo assim, os riscos são controlados e os resultados mais previsíveis.

Afinal, esses resultados não estão suscetíveis ao “humor” da bolsa de valores. E o que é interessante é que você pode avaliar a credibilidade do projeto, dos sócios que estão por trás do projeto e por aí vai.

Publicidade

Vale destacar que no exterior essa é uma modalidade de investimento muito conhecida, e no Brasil ela está chegando com força depois que foi regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que é o órgão que regula os mercados de capitais aqui.

O que é preciso saber antes de investir?

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber é que os investimentos alternativos, por estarem lastreados em ativos reais, não são líquidos. Ou seja, você não pode resgatar o capital no momento que deseja.

É preciso, desse modo, seguir as condições previstas em contrato. Além disso, eles são uma classe de ativos ideal para quem quer deixar o “dinheiro trabalhar” e não usar os recursos no curto prazo.

Publicidade

Nos casos das captações de financiamento, o risco é o de crédito da empresa para a qual você está emprestando. Já nos casos de captações equity, que é uma participação societária, o risco é o de performance do negócio.

Afinal, nesse caso você se torna sócio do empreendimento escolhido e recebe dividendos pelo capital que está lá aplicado. Portanto, se o negócio for bem, você ganhará mais, se falir, você perderá o seu capital investido.

Quais são os investimentos alternativos mais promissores?

Dentre os investimentos alternativos mais promissores estão o Agronegócio que se superou durante a pandemia, batendo recordes de produção e faturamento. Isso atraiu o interesse de muitos investidores em participar desse mercado.

Um outro negócio bastante promissor é o de energia renovável. Até porque a crise hídrica trouxe novamente o fantasma dos aumentos tarifários, e diversificar o sistema elétrico, por meio de fontes limpas e sustentáveis tornou-se uma necessidade.

O mercado imobiliário também é uma excelente opção uma vez que cresceu forte na pandemia e reforçou a importância do setor no combate à crise. Inclusive muitos investidores participaram de captações de crowdfunding imobiliário neste ano.

Outra forma de investimentos são os ativos judiciais, também conhecidos como precatórios. Hoje em dia, muitas plataformas passaram a oferecer a opção de crowdfunding para entrar nesse mercado até então destinado a grandes investidores.

Publicidade

Por fim, uma outra possibilidade é se tornar sócio de grandes empresas focadas em gerar resultados para os seus investidores. Por meio de crowdfunding há diversas oportunidades de investir em startups e franquias em crescimento.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.