Anúncios
Consórcio ou financiamento imobiliário?

Muita gente tem dúvida entre fazer um consórcio ou financiamento imobiliário. Mas, afinal qual dos dois vale mais a pena?
Pode parecer simples responder essa pequena questão, mas a verdade é que não é, pois ela envolve diversos fatores que dependem de cada um.
Ou seja, em alguns casos o consórcio pode ser mais vantajoso, já em outros casos o financiamento imobiliário pode ser melhor.
Quer saber um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades? Então continue com a gente só mais alguns minutinhos neste post.
Como funciona o consórcio de imóveis?
Vamos começar esse artigo falando um pouco mais sobre o consórcio de imóveis. Ele funciona como qualquer outro tipo de consórcio.
Ou seja, um grupo de pessoas se juntam em prol de um mesmo interesse, que nesse caso é adquirir uma casa. A arrecadação mensal de todos é capaz de adquirir uma ou duas casas no mês.
Dessa forma, é feito um sorteio mensalmente para ver quem terá o direito de ter a casa naquele determinado mês. Dizemos então que ele foi contemplado.
Ao final de um determinado período de tempo todos serão contemplados. Uns antes e outros depois. Para controlar tudo isso existe a administradora do consórcio.
Em regra, quando você adquire um consórcio, passa a ter uma cota dele, e dependendo do caso, pode inclusive ofertar lances para tentar ser contemplado mais rapidamente.
A principal vantagem do consórcio é que não há cobrança de juros, mas por outro lado, é preciso pagar uma pequena taxa de administração que é diluída em todas as parcelas.
Veja também:
E o financiamento imobiliário como funciona?
O financiamento imobiliário é feito por meio de um banco, sendo que no Brasil a Caixa Federal, Itaú, Banco do Brasil, Santander e outros bancos oferecem essa linha de crédito.
Nesse caso, o banco faz o pagamento para o vendedor do imóvel, e o comprador paga parceladamente o banco.
Até a quitação total do imóvel, o comprador não pode negociá-lo, embora ele esteja em seu nome. Nesse tipo de empréstimo são cobradas taxas de juros mensais.
Há duas formas de fazer o pagamento: por meio do sistema SAC ou por meio do sistema Price. No primeiro, a amortização é constante e a parcela decrescente.
Já no segundo, a amortização é crescente e as parcelas são constantes. Geralmente a maioria dos financiamentos usa o sistema SAC.
Qual dos dois é mais vantajoso?
Agora que já falamos um pouco sobre cada modalidade, vamos falar quais delas são mais vantajosas. A resposta é: depende.
Se você está pagando aluguel e sua renda for curta, é mais vantajoso fazer um financiamento imobiliário do que um consórcio. Afinal, você irá deixar de pagar o aluguel, e ficará somente com a prestação da casa.
No entanto, no final das contas você acabará pagando um valor maior do que se tivesse feito um consórcio. Isso acontece porque o financiamento possui a cobrança de juros.
Já, se você possui uma renda para pagar o aluguel e mais a parcela do consórcio, e ainda tem um caixa para dar um lance, o consórcio é a melhor opção.
Até porque, você pode conseguir ser contemplado mais rapidamente, e no final das contas irá pagar um valor bem menor do imóvel.
Portanto, para encontrar a melhor opção para o seu caso é preciso antes de mais nada olhar para sua condição financeira, e procurar uma alternativa para não se atrapalhar.
Se você optar pelo financiamento imobiliário poderá fazê-lo pela Caixa Econômica Federal, inclusive usando seu Fundo de Garantia, ou até mesmo pelo Santander, que também possui boas condições.
Seja qual for a sua escolha, o importante é que ela seja condizente com a sua renda. Gostou? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.