Contas de pagamento, digital e corrente

A transformação digital está trazendo novas dúvidas na vida das pessoas. E uma delas diz respeito aos tipos de conta que são oferecidos.
Se antes existiam a conta corrente, conta salário e conta poupança, agora passou a existir também a conta corrente digital e a conta de pagamento.
Mas afinal, qual é a diferença entre uma conta e outra? Quais são as peculiaridades de uma conta de pagamento e de uma conta corrente digital?
Quer saber? Então continue com a gente mais três minutinhos neste artigo e tire todas as suas dúvidas.
O que é uma conta de pagamento?
A conta de pagamentos é uma conta que pode ser usada para diversas finalidades como: saques, pagamentos de contas, compras com cartão de crédito ou débito e também transferências entre contas (TED e DOC).
Essa é considerada uma conta mais democrática pela facilidade da sua abertura, incluindo assim grande parte da população desbancarizada do país.
Um diferencial da conta de pagamento é que ela não pode realizar operações de empréstimo ou financiamento. A menos que atue como correspondente bancária de outra instituição, como no caso do Mercado Pago.
Essa conta pode ser oferecida pelas IPs (Instituições de Pagamentos), bancos e também por cooperativas. Por isso é comum que alguns produtos sejam oferecidos por elas.
Por exemplo, no caso do PagBank, o CDB é oferecido pelo BancoSeguro S.A. por meio do aplicativo da conta de pagamentos.
Além disso, elas podem ser classificadas em pré-pagas ou pós-pagas. No caso das pré-pagas, o pagamento é feito por meio de um aporte realizado pelo próprio cliente.
Já no caso da conta de pagamento pós-paga, não depende de um aporte prévio de recursos, e um bom exemplo disso é o cartão de crédito.
Os saques dessas contas são geralmente disponibilizados pela rede Banco24Horas, e a instituição não pode aplicar livremente o dinheiro do cliente.
Uma das desvantagens é que por meio desse tipo de conta não é possível nem enviar e nem receber dinheiro do exterior. Dentre as contas de pagamentos mais conhecidas no mercado estão o Nubank, Mercado Pago e PagBank.
E a conta corrente digital, o que é?
A conta digital é muito parecida com a conta de pagamento, e por isso são facilmente confundidas. No entanto, a conta corrente digital possui uma semelhança maior com a conta corrente comum, podendo assim oferecer serviços de empréstimo e financiamento para seus clientes.
Grande parte dessas contas são gratuitas, atendendo a resolução do Banco Central que obriga as instituições a oferecerem pacotes com isenção de taxas.
O processo para abrir uma conta digital é todo online, assim como é feito na conta de pagamentos. Mas, nesse caso, são solicitados mais alguns documentos, além de uma assinatura digital.
No Brasil, as principais contas correntes digitais são do C6 Bank e Banco Inter, onde é possível encontrar uma gama bem ampla de investimentos.
Leia também:
Conta corrente
Por fim, a conta corrente é oferecida por um banco comercial, sendo que ela pode possuir tarifas e ser movimentada no dia a dia.
Essa conta também permite o recebimento de salários, além de oferecer alguns outros serviços como utilização de cheques, pagamento de boletos, transferências, saques e depósitos em caixas eletrônicos.
Ela é uma conta bastante parecida com a conta digital, mas a diferença é que possui uma agência bancária e um gerente de conta.
Até algum tempo atrás, para abrir uma conta corrente era preciso ir até uma agência bancária. Hoje, alguns bancos como o Santander já estão inovando nessa questão.
Agora você já sabe qual é a principal diferença entre conta corrente, conta de pagamento e conta corrente digital. Gostou? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.