Conta Digital do Flamengo

O Rubro Negro carioca marcou mais um gol de placa. Mas, desta vez não dentro de campo e sim fora dele, ao anunciar uma grande novidade: a conta digital do Flamengo.
Não é de hoje que os bancos digitais estão crescendo no país. No entanto, uma conta digital de um clube de futebol é um marco na história das fintechs do país.
O Flamengo que possui a maior torcida do Brasil vai lançar no dia 15 de julho o seu próprio banco digital. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o clube carioca e o Banco de Brasília (BRB) que atualmente conta com 750 mil clientes.
Serviços da conta digital do Flamengo
A conta digital do Flamengo deverá ser tão completa quanto a conta do Nubank ou do próprio Banco Inter. Ela irá oferecer, portanto, cartão de débito, crédito, pré-pago, além de outros serviços como investimentos.
O clube estuda ainda oferecer outras soluções para seus clientes como títulos de capitalização e previdência privada. O contrato entre Flamengo e BRB já deverá entrar em vigor a partir do dia 01 de julho deste ano.
Por conta dessa iniciativa o clube deixará de ser patrocinado pela Caixa Federal, Petrobrás e pelo banco BS2. O contrato do BS2 com o Flamengo rendia ao clube cerca de R$ 15 milhões por ano, além da participação da venda de produtos financeiros.
Como o contrato ia até o final deste ano, o rubro negro precisou assumir todas as cláusulas pela rescisão. Agora, o rendimento maior é esperado através do lucro do projeto que será dividido igualmente entre Flamengo e BRB.
A governança deste projeto será compartilhada entre o Flamengo e o Banco de Brasília, sendo que a composição da diretoria terá agentes dos dois lados.
Para embarcar nessa empreitada o Flamengo recebeu uma garantia de R$ 32 milhões caso o projeto não dê lucro na operação, além de ser retirado dos dividendos do banco em caso de prejuízo.
Torcida é fator determinante para o crescimento da conta digital do Flamengo
Um dos fatores determinantes para a aposta do time carioca é o tamanho da sua torcida. Hoje, o clube conta com 42 milhões de torcedores espalhados por todo Brasil.
Basta fazer as contas e ver que isso representa 20% de toda a população brasileira. Dessa forma, a expectativa das instituições é que já no primeiro ano o banco digital tenha 1,5 milhão de novos cadastros.
Isso irá representar uma movimentação de aproximadamente R$ 5 bilhões. E para atrair a torcida, o cartão de crédito da conta digital terá tanto o logotipo do Flamengo quanto o logotipo do BRB.
O lucro advindo do cartão será dividido igualmente entre as duas instituições, no entanto, ainda não foi divulgado como será feito a cobrança dos serviços.
O Flamengo já divulgou, portanto, que irá usar a plataforma para fazer o pagamento tanto dos jogadores quanto dos funcionários do clube, que diga-se de passagem, não são poucos.
Os torcedores que abraçarem a causa irão contar com atendimento full time, produtos personalizados, programa de relacionamento, ausência de tarifas e vantagens em acompanhar os jogos fora do Rio de Janeiro.
Veja também:
Iniciativa poderá ser copiada por outros clubes
Outras iniciativas parecidas já estão sendo desenhadas no mercado. O BMG, por exemplo, já oferece um cartão de crédito com o logotipo do Corinthians e também do Atlético Mineiro.
O Banco Inter, oferece uma versão personalizada do aplicativo com as cores do São Paulo Futebol Clube para os seus torcedores. Já, para quem é torcedor do Cruzeiro, há o cartão Digi+ com o logotipo do clube.
No entanto, apesar das iniciativas, nenhum desses clubes possui a sua própria conta digital igual ao Flamengo. Se o projeto se mostrar lucrativo é bem possível que será copiado por outros times do país.
Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.