Crédito ou débito? Saiba quais são as principais diferenças entre eles!

Passar o cartão no crédito ou no débito. Essa é uma dúvida que muita gente possui. Para ajudar nessa escolha, separamos neste artigo as principais diferenças entre essas duas opções de cartões.

Publicidade
Anúncios

Crédito ou débito

credito ou debito

Na hora de pagar uma conta, seja ela em um restaurante, papelaria ou qualquer outro estabelecimento, a pergunta é sempre a mesma: “É no crédito ou no débito?”. Embora a pergunta seja simples de responder, há uma grande diferença entre as duas modalidades.

Vale destacar que o procedimento na hora de pagar é o mesmo, inserir ou aproximar o cartão da maquininha e digitar a senha. Contudo, no crédito o dinheiro gasto será pago na próxima fatura, e no débito ele sai da sua conta na hora.

Hoje em dia existem também os cartões pré-pagos que na hora de pagar precisam ser passados no crédito, mas o dinheiro é debitado na hora também. Quer saber mais sobre as modalidades de cartões? Vem com a gente.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Função débito e crédito sem taxas e crédito internacional
Você permanecerá no site atual

Entendendo o cartão de débito

O cartão de débito é um tipo de pagamento que só pode ser feito se você tiver a quantia necessária na sua conta. Ou seja, se você for pagar uma compra no valor de R$ 100, é preciso ter esse valor disponível na conta.

Anúncios
Publicidade

Caso você não tenha o valor, o pagamento será recusado, a não ser que sua conta tenha um limite de cheque especial. Nesse caso, ao realizar o pagamento o valor sairá do seu cheque especial e você pagará juros por isso.


Leia também:


Entendendo cartão de crédito

O cartão de crédito, diferente do cartão de débito, possui um limite que você pode usufruir durante o mês. Todo o dinheiro que você usar no cartão não será descontado diretamente da sua conta corrente.

Publicidade

Ele será descontado desse limite e em um determinado dia do mês você deverá pagar a fatura do cartão referente ao total que você gastou durante o mês. Caso você gaste mais do que o seu limite, o cartão também será recusado.

Quando chega o dia de pagar a fatura e você faz o pagamento integralmente dela, não terá que pagar nenhuma taxa de juros por usufruir desse limite. Contudo, se você não pagar a fatura em dia, aí sim terá que pagar juros.

A diferença entre o valor total da fatura e o valor que você paga é chamado de rotativo do cartão, que é uma espécie de empréstimo pessoal, e você paga juros sobre esse valor. Ele possui um dos juros mais caros do mercado, e por isso requer muita atenção.

Principais diferenças entre cartão de crédito e débito

Publicidade

Conforme você deve ter notado, a principal diferença entre um cartão de crédito e débito está no fato que o primeiro não é debitado diretamente da sua conta, já o segundo só pode ser usado se você tiver saldo disponível na conta.

Vale destacar que o cartão de débito possibilita muito mais controle, pois você não gasta aquilo que não tem. Já o cartão de crédito, possibilita você gastar um valor que não tem e fazer o pagamento depois.

Em ambos os casos é preciso cuidado, uma vez que se você se atrapalhar com o cartão de crédito terá que pagar juros no rotativo do cartão, e caso se atrapalhe com o cartão de débito poderá entrar no cheque especial e pagar juros também.

Publicidade

Use o cartão de crédito para compras maiores

O cartão de crédito permite aos clientes o parcelamento de bens maiores. Ou seja, você pode comprar uma televisão parcelada em muitas vezes no cartão. Dependendo do estabelecimento, o valor das parcelas pode ficar bem baixinho.

Claro que isso não quer dizer que você deve sair fazendo compras de itens caros só porque é possível fazer o parcelamento deles. Contudo, quando bem planejado, o cartão permite a realização de alguns sonhos.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.