Débito automático: vantagens e desvantagens

O débito automático é um serviço oferecido pelas instituições financeiras. Saiba todas as informações sobre esse recurso e seus benefícios, no texto abaixo.



Anúncios



Anúncios

Débito automático

débito automático

O débito automático é um serviço oferecido pelos bancos e instituições financeiras. Ele facilita a vida dos correntistas na hora de fazer pagamentos, trazendo mais praticidade e agilidade para a rotina.

Neste artigo, vamos explicar o que é esse recurso, como ele funciona, quais são os benefícios, vantagens, entre outras informações.

Continue lendo o texto e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é débito automático? 

Trata-se de uma transferência de dinheiro que é programada pelo proprietário de uma conta no banco. O valor pode ser utilizado para pagamento de diversas faturas, entre as quais: conta de luz, água, telefone e internet. 



Anúncios



Anúncios

O lado positivo é que você não precisa ir até a agência bancária para solicitar o débito automático. O processo pode ser feito no aplicativo do seu celular, em menos de cinco minutos. 

Para entender melhor como funciona, vamos a um exemplo? 

Imagine que a Flávia é uma revendedora de cosméticos. Diariamente, ela precisa visitar os clientes para aumentar o número de vendas. Um dos principais desafios da sua rotina é conseguir conciliar todas as suas demandas, inclusive, o pagamento de contas. 



Anúncios

Recentemente, ela descobriu a funcionalidade do débito automático. A revendedora entrou no aplicativo do seu banco e fez o cadastro da conta de telefone e de luz para essa funcionalidade. Agora, todos os meses, o valor é descontado na conta corrente de Flávia no quinto dia útil.   

A revendedora aproveitou a oportunidade e cadastrou todas as contas no débito automático. Após esse processo, ela tem mais tempo disponível para visitar as clientes com tranquilidade, uma vez que não precisa parar algumas horas do seu dia para fazer o pagamento em casas lotéricas ou por meio de aplicativos. 

Ficou mais claro como funciona o débito automático? 

Veja mais sobre em:

O que pagar com o débito automático? 

Você pode fazer o pagamento de vários serviços com o débito automático.

  • Empréstimos; 
  • Prestações; 
  • Contas de cartão de crédito; 
  • Contas de energia elétrica; 
  • Contas de TV a cabo. 

Quais são as desvantagens do débito automático? 

Antes de colocar uma conta no débito automático, é importante fazer uma análise sobre a sua situação financeira. Caso contrário, terá problemas com o banco no futuro. Para isso, responda as seguintes perguntas abaixo.

Quando você paga todas as suas contas, sobra dinheiro no final do mês? 



Anúncios

O valor pode ser utilizado para pagar alguma dívida? 

Se respondeu positivamente às perguntas acima, pode colocar uma conta no débito automático. Porém, se as respostas foram negativas, o serviço não é indicado. 

A falta de saldo disponível pode levá-lo ao cheque especial. Ele é uma linha de crédito que foi pré-aprovada pela instituição financeira, desde a abertura da conta, mesmo que o usuário não tenha feito um pedido. 

Geralmente, o cheque especial é utilizado quando ocorrem problemas financeiros. Ele é um empréstimo que o banco oferece de forma automática para o correntista. O pagamento da conta é efetuado, mas você continua devendo à instituição financeira.

A dívida com o banco é um grande problema para as suas finanças, pois ela tem juros altos.

Então, cuide do planejamento financeiro e coloque as dívidas no débito automático somente se tiver saldo disponível na conta. 

Após descobrir as principais informações sobre débito automático, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a sua vida financeira, como conta digital, cartão de crédito, investimentos, empréstimos e muito mais. 



Anúncios