Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Hoje, 5 de outubro de 2020, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. É a valorização dos pequenos negócios que são bastante importantes em nosso país: o mercadinho da esquina, a revendedora de cosméticos, a dona da lanchonete ou a artesã.
Neste dia tão especial, reunimos histórias de mulheres inspiradoras para mostrar que é possível ter sucesso em qualquer segmento, mesmo diante dos obstáculos.
Então, continue lendo o artigo e se inspire com lindas histórias de empreendedoras do nosso país.
Luiza Helena Trajano
Vamos iniciar a nossa lista de empreendedores falando sobre Luiza Helena Trajano, a presidente do Magazine Luiza. Sem dúvidas, ela é uma das profissionais mais respeitadas no segmento.
Durante a sua jornada, Luiza sempre buscou aliar inovação com inclusão. A prova disso é o programa de trainee desenvolvido somente para pessoas negras, assumindo uma postura de diversidade na empresa.
A história dessa protagonista começou por volta dos anos 90, quando ela assumiu a presidência da Magazine Luiza. De lá pra cá, é um verdadeiro sucesso. Em 2019, a empresa chegou a milésima loja no Brasil.
“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo.”
(Luiza Helena Trajano)
Marcia Tozo
O próximo nome da nossa lista teve uma vida bastante difícil. Aos 16 anos, Marcia Tozo enfrentou os obstáculos da gravidez na adolescência. No entanto, isso não abalou a carreira da empreendedora.
Após se dedicar a maternidade, a garota se formou em publicidade e construiu um curso direcionado ao público feminino. A principal proposta do conteúdo era ensinar os alunos a fazer brigadeiros gourmet.
Veja mais em:
Mônica Burgos
Já pensou em abandonar a sua carreira e mudar de profissão? Essa é a história da Mônica Burgos, que nasceu em Itabuna, interior da Bahia. Ela atuava como advogada e resolveu largar a profissão para estudar moda, no Rio de Janeiro.
As dificuldades não atrapalharam a mãe de três filhos. Pelo contrário, ela desenvolveu o seu próprio empreendimento após descobrir como funcionam os aromatizantes de ambientes. A profissional fez uma parceria com seu amigo e construiu a Avatim.
Zica Assis
Vamos finalizar a nossa lista contando a incrível história de Zica Assis, conhecida também como Heloísa Helena Assis. Antes de ser empreendedora, ela já foi babá e doméstica.
Em um determinado momento da vida, ela percebeu que as mulheres de cabelos crespos e cacheados tinham dificuldades para encontrar produtos de qualidade no mercado. A partir daí, se qualificou e criou diversas fórmulas.
Depois, em 1993, ela se uniu a 3 amigas e construiu um salão de beleza que tinha como foco esse perfil de mulheres. Elas foram responsáveis por fundar o Instituto Beleza Natural.
Aqui mencionamos apenas algumas histórias que podem servir de inspiração para a sua trajetória. Elas têm várias características em comum, como foco, persistência e pensamento positivo diante das dificuldades.
Então, não desista e continue na batalha, combinado? Queremos te ver por aqui no próximo ano. Parabéns pelo seu dia!
Após descobrir histórias de mulheres inspiradoras, acesse esse artigo e conheça algumas orientações para ser um empreendedor de sucesso.