Dicas de segurança para compras no fim de ano. Conheça!

Com o aumento das compras de fim de ano, crescem também as tentativas de fraudes. Confira dicas de segurança para comprar em lojas físicas e online.

Publicidade
Anúncios

Dicas de segurança para compras online

Pagamento online

O fim de ano chegou e, com ele, as compras para o Natal e Ano Novo. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com a Offer Wise Pesquisas, projeta muitos gastos durante esse período. 

Para se ter uma ideia, cerca de 86 milhões de clientes devem consumir em todas as regiões do país. A expectativa é que o movimento alcance quase R$ 38,8 bilhões no segmento de comércio e serviços. 

Já 54% dos participantes da pesquisa afirmaram que devem comprar um presente para um ente querido no Natal. 

O diretor da Porto Seguro Financeira, Ricardo Kaoru, faz um alerta importante. “Os cuidados com as compras pagas com o cartão de crédito devem ser ampliados neste período para evitar problemas”. 

Anúncios
Publicidade

A preocupação do diretor não é exagerada. Os golpes com esse tipo de pagamento aumentaram durante a pandemia

Neste artigo, vamos listar algumas dicas de segurança que o executivo compartilhou para comprar em lojas físicas e on-line. 

Publicidade

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Como não cair em golpes? 

A partir de agora, vamos mostrar quais são os principais conselhos do diretor para os clientes. 

Tenha cuidado com as senhas 

O executivo da seguradora destaca que os clientes devem ter cuidado para não compartilhar a senha com outras pessoas. Além disso, é importante redobrar a atenção quando efetuar o pagamento na maquininha. 

Publicidade

Uma dica interessante é verificar o valor da mercadoria na maquininha e manter sempre o cartão no seu campo de visão. 

Parcele as suas compras 

O diretor Ricardo também orienta que os consumidores façam o parcelamento das compras com o Crediário do Cartão Porto Seguro. Nessa opção, você pode escolher quando e onde parcelar os produtos. 

Use a tecnologia ao seu favor 

A tecnologia ganhou mais destaque no mercado financeiro. Para não cair em golpes, o especialista recomenda fazer pagamento por meio de smartphone, pagamento por aproximação e carteiras digitais. Essas alternativas são mais seguras e práticas para o consumidor. 

Publicidade

Controle os gastos pelo aplicativo

Os bancos tem aplicativos para administrar as compras e despesas que são feitas com o cartão de crédito. Use essa ferramenta para evitar surpresas desagradáveis no início do ano. Se observar algum débito indevido, busque ajuda com a Central de Relacionamento. 

Veja mais sobre cartão de crédito: 

Atualize o seu cadastro 

Durante as festas, o executivo aconselha monitorar as mensagens por SMS e e-mail. Geralmente, as empresas enviam informações quando identificam uma compra suspeita. Esses avisos são fundamentais para a segurança dos clientes. 

Cuidado com o telefone 

Aqui, vale um alerta muito importante. Os bancos não enviam uma mensagem eletrônica nem ligam para o consumidor pedindo a senha ou códigos de segurança. Por isso, nunca compartilhe os seus dados pessoais.

Antes de sair às compras, lembre-se de fazer um planejamento financeiro. Ele é essencial porque o cliente sabe exatamente quanto tem disponível para gastar, evita o endividamento e ajuda a tomar decisões mais conscientes. 

Após descobrir dicas de segurança para as compras de fim de ano, siga-nos nas redes sociais e fique atento a notícias importantes sobre a sua vida financeira, como conta digital, cartão de crédito e muito mais. 

Publicidade