Cartão de crédito: 5 dicas importantes para você escolher o seu

Separamos cinco dicas importantes para você escolher um cartão de crédito que realmente atenda suas necessidades financeiras.

Publicidade
Publicidade

Cartão de crédito

cartão de crédito 2

O cartão de crédito tornou-se um verdadeiro parceiro inseparável de nossas vidas. Afinal, como eles podemos realizar nossos mais variados desejos.

Seja para fazer uma compra à vista ou até mesmo parcelada, lá está ele nos ajudando. Aliás, quem é que consegue viver sem um cartão de crédito hoje em dia, não é mesmo?

No entanto, as opções de escolha são muitas, e por diversas vezes ficamos confusos, sem saber qual é o melhor cartão para o nosso perfil.

Uma escolha errada pode gerar uma tremenda frustração em nós. Seja pela alta taxa de anuidade, seja pela falta de um programa de pontos. Enfim, precisamos saber o que buscamos em um cartão de crédito.

Anúncios
Publicidade

Por isso, para ajudá-lo nessa empreitada, separamos 5 dicas importantes para você escolher um cartão de crédito que realmente tenha a sua cara.

Avaliando a anuidade

A primeira coisa que você precisa considerar no momento de pedir um cartão de crédito é a sua taxa de anuidade. Afinal, um erro aqui pode custar caro.

Publicidade

Embora em um primeiro momento você deve estar pensando que o ideal é um cartão de crédito isento de taxa de anuidade, isso nem sempre é uma verdade.

Afinal, existem cartões mais exclusivos que possuem um custo anual, mas como contrapartida oferecem programa de milhas, programa de pontos mais sofisticados e um limite de crédito maior.

Por isso, no momento da escolha é preciso que você considere se quer um cartão sem taxas, ou se quer um cartão mais completo como um platinum por exemplo.

Taxa de juros do rotativo do cartão

Publicidade

Um outro ponto que é preciso avaliar é a taxa de juros do rotativo do cartão. Afinal, se você atrasar a fatura, poderá se ver em desespero.

Isso porque os juros do cartão de crédito são bastante agressivos, sendo essa uma das principais formas de lucro das empresas que administram o cartão.

Para se ter uma ideia, os juros chegam a variar de 79% ao ano até 829% ao ano. Por isso, uma escolha errada pode te colocar em uma tremenda enrascada.

Publicidade

Portanto, o ideal é procurar um cartão que atenda às suas necessidades e que também tenha uma taxa de juros atrativas. O cartão do Banco Inter por exemplo, é uma boa opção pois possui taxas de 79% ao ano.


Veja também:


Bandeira

Um outro ponto de suma importância é a bandeira do cartão. Como é ruim ir em um local fazer compras e ouvir: “não aceitamos essa bandeira”.

Portanto, o ideal é procurar um cartão que tenha uma bandeira de bastante abrangência como a Visa e Mastercard que são aceitas praticamente em todos os estabelecimentos comerciais.

A Elo também é uma bandeira que vem crescendo bastante. Existem outras como a Hipercard, Diners e American Express que possuem menos aceitação, mas também são bandeiras bem conhecidas.

Abrangência do cartão de crédito

A abrangência do cartão de crédito é um outro ponto importante que precisa ser levado em consideração no momento da escolha.

Publicidade

Dessa forma, é preciso se perguntar se você irá usar o cartão somente em território nacional ou também em viagens internacionais.

Publicidade

Ademais, com o crescimento do comércio eletrônico, um cartão de abrangência somente nacional pode te limitar caso queira fazer compras em um site que não é nacional. Então, avalie se o cartão que está querendo possui abrangência internacional.

Limite do cartão de crédito

Por fim, o limite do cartão de crédito também é um dos fatores bastante importantes no momento de escolher o seu cartão.

Se você pretende, portanto, fazer compras parceladas, o ideal é ter um cartão de crédito com limite maior mesmo que para isso seja necessário pagar uma taxa de anuidade.

Já se o objetivo for usar o cartão de crédito para compras à vista, você pode optar por um cartão sem anuidade mesmo que o limite de crédito não seja tão alto.

Portanto, antes de solicitar um cartão de crédito, leve em consideração todas essas questões para que você realmente fique satisfeito com sua escolha.

Publicidade

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.