Dinheiro e adolescentes: como abordar esse assunto da melhor forma?

Tem adolescente em casa e precisa entender melhor sobre educação financeira? Leia dicas para abordar esse assunto com os jovens de forma clara e produtiva.



Anúncios



Anúncios

Dinheiro e adolescentes

Educação financeira para adolescentes

Sem dúvidas, a adolescência é um dos momentos mais importantes da nossa vida. Nela, construímos os valores sobre o dinheiro e descobrimos as consequências positivas e negativas que ele pode trazer para o dia a dia.

A presença da mídia, especialmente a propaganda, e a pressão dos amigos vão alterando a personalidade financeira de cada indivíduo e ele desenvolve as suas próprias estratégias para lidar com o dinheiro. 

É justamente neste ponto que os pais devem mostrar quais são os melhores caminhos para evitar futuros problemas.

Se você tem dificuldade para entender melhor essa relação entre dinheiro e adolescente, continue lendo este artigo.



Anúncios

Aqui, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como abordar melhor esse assunto com os jovens.



Anúncios

Enfrente o assunto da melhor forma 

Uma das principais dificuldades dos pais na hora de conversar sobre dinheiro com os filhos é não saber por onde iniciar o assunto. Além disso, eles não conseguem falar sobre conselhos ou corrigir problemas que os jovens já cometeram em sua rotina. 

Para os pais que têm dúvida sobre como introduzir o tema com os jovens, o melhor jeito de iniciar o assunto é fazendo perguntas para o seu filho.

Neste momento, você deve mostrar que a conquista do dinheiro só é possível com trabalho e esforço de cada pessoa. O seu filho precisa entender que o dinheiro não “cai do céu” e que, muitas vezes, ele está relacionado diretamente com os estudos. 

Use a mesada ao seu favor 

A mesada é uma estratégia que ainda não saiu de moda. Por meio dessa ferramenta, o jovem entende que é importante poupar para adquirir produtos de alto valor, como uma televisão, videogame ou um iPhone. Além disso, ele valoriza ainda mais cada conquista, conservando os equipamentos da melhor forma. 

Saiba mais sobre dinheiro em: 



Anúncios

Fale sobre dinheiro com frequência 

Alguns assuntos precisam entrar em pauta quando o assunto é dinheiro, como taxa de juros e planejamento de curto e longo prazo. Uma dica interessante é aproveitar o uso de jogos, aplicativos e momentos da rotina para ensinar educação financeira para os filhos. 

Faça reflexões com o seu filho 

Você também não pode se esquecer de fazer reflexões sobre o dinheiro com o seu filho. Elas ajudam a pensar fora da caixa e podem ajudá-lo a compreender com mais clareza o assunto. 

Neste momento, você pode fazer o seguinte questionamento: você prefere ter pouco dinheiro e ficar com as finanças apertadas ou ter um alto salário em um trabalho que prejudica a sua energia? 

Ao fazer essa reflexão, o seu filho terá uma visão mais completa do cenário e mais facilidade para ter uma vida financeira sem problemas. 

É importante deixar claro que nenhuma das alternativas é recomendada. A melhor saída é ter um emprego que permita aplicar o seu dinheiro em investimentos, sem prejudicar a sua qualidade de vida. 



Anúncios

O lado positivo é que existem diversas contas digitais que ajudam pais e adolescentes a controlarem melhor o seu dinheiro. 

No Banco Inter, por exemplo, você pode abrir uma conta gratuita para o seu filho, facilitando a administração financeira dos jovens. Nela, é possível solicitar cartão de débito e fazer investimentos pensando no futuro. 

Já o Next também fornece uma conta personalizada  para os jovens. Você pode criar uma mesada programada. Basta agendar o valor que pretende enviar para a conta dos dependentes mensalmente. É uma forma interessante do seu filho aprender sobre dinheiro com praticidade e organização. 

Aqui no Fire Cash você ainda encontra informações sobre as contas jovens do Neagle, e do Z1. Selecione cada uma para ler e escolher a que atende seu adolescente.

Siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam as suas finanças, como Pix, empréstimos, investimentos, cartão de crédito e muito mais. 



Anúncios